A LATAM, que voa para Portugal, fez alterações na classe económica que “permitem eliminar mais de 1.200 toneladas de plástico de utilização única, o equivalente a eliminar 36.000 garrafas de plástico de 500ml”.
A transportadora passou a utilizar “materiais mais sustentáveis tais como talheres de bambu, bandejas reutilizáveis, embalagens de papel kraft para talheres e copos de papel certificados sustentáveis”.
Os novos artigos são usados em todas as rotas regionais e de longo curso do Grupo LATAM.
Desta forma, a companhia aérea eliminou 75% dos plásticos de utilização única a bordo. O seu objectivo é eliminar 100% até 2023.
“Cuidar do planeta é um desafio para todos e um objectivo necessário para a LATAM, razão pela qual revimos os nossos serviços e identificámos quase 1.800 toneladas de plástico de utilização única a bordo dos nossos voos internacionais”, disse Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines, citado no comunicado.
Na classe Premium, a LATAM passou a utilizar sacos reutilizáveis para cobrir itens de descanso e novos kits de viagem ecológicos para os passageiros, que incluem “uma escova de dentes de bambu com tampa de cana de açúcar, tampões para os ouvidos feitos de papel kraft e meias e máscaras para os olhos feitas de plástico reciclado”.
O comunicado destaca que em voos domésticos no Chile, Peru, Colômbia e Equador, a companhia implementou um programa chamado “Recicla Tu Viaje” (Recicle a sua Viagem), através do qual os tripulantes de cabine separam o plástico e as latas a bordo.
A estratégia de sustentabilidade da LATAM tem como objectivo chegar aos zero resíduos para aterro até 2027, reduzir e compensar 50% das emissões domésticas até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.