A companhia aérea de bandeira espanhola Iberia assinou um acordo com o sindicato de pilotos SEPLA que prevê a partilha de lucros com os pilotos de acordo com a performance.
Este acordo tem como destaque a partilha dos lucros da companhia com os pilotos segundo objectivos financeiros, operacionais e de satisfação do cliente. Estes passam a ter a possibilidade de um rendimento adicional que vai estar ligado ao EBIT, às avaliações dos clientes (NPS) e à produtividade de acordo com os objectivos traçados.
O prolongamento por mais dois anos, até 2027 do 10º Contrato Colectivo, é outro dos destaques.
O grupo vai iniciar negociações com os respectivos representantes sindicais para extender o acordo às outras companhias do grupo.
Em comunicado, a Iberia detalhou aqueles que considera serem os principais pontos deste acordo, a sua extensão por mais dois anos até final de 2027, a nova tabela de salário cujos valores acrescem à anterior, um novo modelo de rescisão especial com melhores garantias, o aumento de voos da LEVEL operados por pilotos da Iberia de seis para oito, horários/calendários entregues aos pilotos com duas semanas de antecedência, e a integração na Iberia dos próximos aviões a receber pelo grupo por ainda não haver acordo entre a Iberia Express e os respectivos sindicatos.
Veja também: Iberia chega a acordo com sindicatos para criar empresa de handling
Saiba mais sobre a companhia no seu site.