A Hyatt e o Grupo Piñero vão criar uma joint venture com sede em Palma de Maiorca, em Espanha, para gerir os hotéis e resorts da marca Bahia Principe.
A joint venture será 50% da Hyatt e 50% do Grupo Piñero. Além da gestão das unidades, a nova empresa resultante da joint venture será detentora da marca Bahia Principe.
Os 23 hotéis Bahia Principe, com um total de 12 mil quartos em destinos como República Dominicana, México, Jamaica e Espanha, passarão a fazer parte da Hyatt Inclusive Collection, de acordo com um comunicado.
Sem revelar valores, a nota de imprensa sublinha que “a maior parte dos recursos desta transacção será aproveitada pelo Grupo Piñero para melhorar os resorts existentes da Bahia Principe”.
O negócio será concluído “nos próximos meses”, de acordo com um comunicado.
Para a Hyatt, este negócio significa um aumento de 30% da oferta de quartos em hotéis a operar em regime de tudo incluído.
Para o Grupo Piñero, que também é detentor do operador turístico Soltour e tem “uma robusta base de clientes europeus”, o negócio deverá potenciar a procura dos seus hotéis por viajantes das Américas e de outros mercados importantes.
Julio Pérez, actual CEO dos hotéis Bahia Principe, deverá ser nomeado CEO da nova empresa resultante da joint venture, enquanto a CEO do Grupo Piñero, Encarna Piñero, deverá ser nomeada presidente do Conselho de Administração.
O comunicado indica ainda que a marca Bahia Principe Hotels & Resorts deverá passar a integrar o programa de fidelização World of Hyatt.
“A integração dos resorts Bahia Principe na Hyatt Inclusive Collection irá melhorar a oferta all-inclusive da Hyatt e reforçar a nossa posição de liderança com uma das maiores colecções de resorts all-inclusive do mundo”, afirmou Mark Hoplamazian, presidente e CEO da Hyatt, citado na nota de imprensa.
“A cultura empresarial familiar do Grupo Piñero, os valores partilhados e a experiência na categoria de 4 e 5-estrelas com tudo incluído, juntamente com a liderança da Hyatt no luxo com tudo incluído, criam oportunidades poderosas em todos os negócios da Hyatt”, designadamente “para os hóspedes e membros do World of Hyatt” e também “para os proprietários de hotéis que podem beneficiar do efeito de rede”.
Para o Grupo Piñero, a joint venture deverá “fortalecer o legado da Bahia Principe e representa um caminho claro para desenvolver a sua estratégia de sucesso e crescimento para o futuro”, de acordo com Encarna Piñero, CEO do Grupo Piñero.
“A Bahia Principe registou um rápido crescimento desde a abertura da nossa primeira propriedade na República Dominicana, há quase 30 anos. Ao longo do nosso percurso, mantivemos as nossas crenças fundamentais de empresa familiar, sempre fiéis ao nosso propósito de procurar gerar impacto social e económico positivo para as comunidades locais dos destinos onde operamos”, acrescentou Encarna Piñero.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site dos hotéis Bahia Principe clique aqui.