A greve dos controladores aéreos franceses, a 3 e 4 de Julho, afectou um milhão de passageiros, de acordo com o Eurocontrol.
A entidade que gere a segurança dos céus europeus para a aviação comercial indicou que um milhão de passageiros foram afectados pelas greves em França, dos quais 200 mil (20%) foram impedidos de voar devido a cancelamentos.
O Eurocontrol indica que, em média, 3.713 voos foram atrasados em cada um dos dois dias de greve, o que representa 10,7% do total de voos da rede europeia, e que houve 1.422 cancelamentos extra em cada um dos dias, 4,7% de todos os voos programados, com um aumento de cancelamentos diários de 59% na rede.
A média dos atrasos na chegada dos voos que não foram cancelados foi de 24 minutos, 10 minutos acima daquilo que é considerado pelo Eurocontrol um “dia normal” (média das três primeiras semanas de Junho). Em cada um destes dois dias quase 4 em cada 10 voos registaram atrasos na chegada.
Os voos com partida ou chegada a França registaram um aumento do atraso médio de 14 para 38 minutos, sendo que a pontualidade na chegada (voos que chegam às horas previstas contemplando um atraso de 16 minutos) decresceu de 73% para 50%.
A pontualidade na partida, que se encontrava nos 75% num dia normal de Junho, caiu para 64% nestes dois dias.
Ver também:
Ryanair e Volotea foram as mais afectadas pela greve dos controladores franceses
Como a greve dos controladores franceses impactou Portugal e a Europa
Clique para aceder ao Eurocontrol.
Para mais notícias clique: Mercados







