A Grécia está com um crescimento de 33,3% em pré-reservas e com um aumento de 19,2% em receitas, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Estes dados são resultado de uma análise da Nelios, empresa de marketing grega especializada em reservas hoteleiras, e citada pelo GTP, e indicam que Kos e Paros são os desitinos que mais se destacam nas pré-reservas, com aumentos respectivos de 170% e 139,5%, e nas receitas, com aumentos de 132,5% e 47,2%.
Em relação às ilhas, Creta lidera com um aumento de 117,5% de reservas e 164,66% em receitas, seguidas pelas Ilhas Jónicas, com +58,2% de reservas e +146% em receitas.
Há declínio em Santorini e Mykonos, respectivamente -7,4% e -19% em receitas, apesar de Mykonos ter registado um crescimento de 15,1% em reservas antecipadas. Rhodes e Zakynthos também registaram ligeiros declínios.
Em relação a zonas continentais, Tessalónica lidera com um aumento de 67,7% em reservas e 56,2% em receitas, e a jóia da coroa, Atenas, está com aumentos de 24% em receitas e 29,22% em receitas.
No que concerne a zonas do continente mais destinadas a turismo de lazer, Parga, registou +93,8% de reservas e +56% de receitas, e o Peloponeso, +63,8% de reservas e +67,8% de receitas.
Em relação ao período do Natal, as reservas antecipadas estão 19,3% acima do ano passado, enquanto que as receitas estão 32,5% acima.
Este estudo indica que os viajantes estão a reservar mais cedo, motivados pelos preços mais baixos, e a Nelios especula um comportamento mercado semelhante ao de 2025, com uma forte procura, uma pausa nas reservas e o surgimento de reservas de última hora.
Veja a reportagem do PressTUR sobre a sua mais recente viagem à Grécia:
Grécia: uma viagem à antiguidade com vista para o mar
Atenas: Mergulhar na Antiguidade dentro de uma cidade moderna europeia
Atenas: A Acrópole e o seu impressionante Museu
Éfeso: Vestígios de Roma e Grécia na Turquia
Patmos: do Mosteiro de São João à Caverna do Apocalipse
Rhodes e as colossais muralhas medievais




