spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Exposição “Faraós Superstars” vai estar na Gulbenkian até Março

A exposição Farós Superstars, no Museu Calouste Gulbenkian em Lisboa, vai estar em exibição até 6 de Março para dar a conhecer “como a figura do faraó e o Antigo Egipto ocuparam o nosso imaginário ao longo de cinco mil anos de história”.

A Faraó Superstars é uma “dupla celebração” relativa aos “100 anos da descoberta do túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, pelo egiptólogo britânico Howard Carter” e os “200 anos da decifração dos hieróglifos, por Jean-François Champollion”.

São “250 obras de importantes colecções europeias, entre antiguidades egípcias, iluminuras medievais, pinturas clássicas, documentos, obras históricas, mas também vídeos, música pop, bens de consumo e publicidade do nosso tempo”.

Os visitantes vão poder apreciar peças de colecções como a do British Museum, do Louvre, do Egizio, do d’Orsay, do Museu a Farmácia ou da Biblioteca Nacional de Portugal, além de peças do núcleo de arte egípcia do Museu Gulbenkian.

O conjunto destas obras, de acordo com a descrição da exposição no site da Gulbenkian, “convida a uma reflexão sobre a popularidade destas personagens históricas, e por vezes míticas”, e sobre os motivos pelos quais se tornaram “alguns farós autênticas celebridades, enquanto a memória de outros se perdeu”.

Os bilhetes têm o custo de 5 euros, sendo que menores de 30 anos e maiores de 65 têm desconto de 50%. Aos Domingos, a partir das 14h, a entrada é gratuita, sendo que também o é para estudantes, às sextas-feiras, a partir das 18h.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img