Os Estados Unidos e o Canadá estão a liderar entre os principais emissores internacionais para os hotéis da Bensaude Hotels Collection nos Açores, numa altura em que o mercado alemão “não está a corresponder”, disse ao PressTUR o director Comercial.
“Neste momento estamos francamente optimistas. O ano começou bem, acima das expectativas”, começou por dizer Pedro Salazar, que falava ao PressTUR na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
Sobre os principais mercados internacionais, o executivo sublinhou que “o mercado americano está com a performance muito acima da média e muito acima do seu histórico”.
Para Pedro Salazar, “há razões de ordem económica e razões de ordem de acessibilidades” para este crescimento do mercado norte-americano. “A capacidade aérea aumentou e a projecção é que continue a aumentar, porque as ocupações dos voos estão muito boas”.
“Neste momento, Estados Unidos e Canadá são o principal mercado internacional nos Açores”, frisou o executivo.
O desempenho do mercado norte-americano está a surpreender as previsões para este ano traçadas pela Bensaude Hotels Collection em Outubro de 2022. Nessa altura, “todos os indicadores eram relativamente pessimistas, com as taxas de inflação e de juro a aumentar, com os combustíveis a aumentar e com perspectivas de recessão”.
No último trimestre do ano passado, “ninguém estava a olhar para o mercado dos Estados Unidos como um mercado de substituição tão forte como está a ser”, numa altura em que “o mercado alemão, tradicionalmente muito forte nos Açores, não está a corresponder”, acrescentou Pedro Salazar.
Pedro Salazar considera que o desempenho da Alemanha está relacionado com dois factores: é “um mercado mais conservador e cauteloso em relação ao clima de incerteza”, e, por outro lado, há “falta de capacidade aérea”.
Além dos Estados Unidos e do Canadá, Pedro Salazar destacou um mercado europeu “que já vinha a crescer e que nos ajudou também em 2022 que foi o mercado francês”, que beneficiou da abertura de rotas pela companhia aérea Transavia.
2022
A Bensaude Hotels Collection, com sete hotéis nos Açores e um em Lisboa, somou 250 mil room nights em 2022, “um pouco inferior a 2019, mas com volume de negócios e rentabilidade superiores”, indicou Pedro Salazar, sem revelar detalhes.
“Tivemos custos acrescidos, mas o preço médio foi suficiente para abranger o aumento dos custos”, acrescentou o executivo.
Nos Açores, a facturação dos hotéis da Bensaude superou 2019 em cerca de 5%, enquanto a operação do hotel de Lisboa ainda ficou abaixo do período pré-pandemia.
Com o forte impacto da variante ómicron no final de 2021 e no primeiro trimestre de 2022, as previsões era pessimistas. Mas “quando o mercado reage, e acho que foi generalizado, reage de uma forma verdadeiramente surpreendente principalmente para o destino Açores”, sublinhou Pedro Salazar.
“De uma forma geral, em 2022 estivemos a gerir um inventário curto para a procura”, resumiu o executivo.
Ver também: Bensaude Hotels Collection investe em remodelações e novas experiências