spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Crescimento no 1º semestre leva Porto Leixões a prever ano recorde em cruzeiros

O Porto de Leixões teve o seu melhor primeiro semestre de sempre em escalas e passageiros de navios de cruzeiros, com o que perspectiva “atingir um valor recorde no final de 2024”.

Nos primeiros seis meses deste ano, o Porto de Leixões recebeu 71 navios de cruzeiros, mais 27% que no período homólogo do ano passado, e um total de 73.341 passageiros, o que corresponde a um crescimento de 10% em relação ao primeiro semestre de 2023.

“Neste mesmo período, é ainda de assinalar as sete escalas inaugurais de um total de 19 esperadas até final do ano”, salienta uma nota de imprensa da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

O comunicado destaca o desempenho nos meses de Abril e Maio, “com 45 navios e quase 46.000 passageiros em conjunto”. O mês de Abril foi um recorde, com 24 mil passageiros, mais 61% que no mês homólogo do ano passado.

As maiores origens de passageiros foram o Reino Unido, com 36% dos passageiros, Alemanha, com 29%, e Estados Unidos, com 23%.

A dimensão dos navios de cruzeiros que passaram pelo Porto Leixões, medida em tonelagem bruta, aumentou 9% em relação aos primeiros seis meses do ano passado.

O comunicado acrescenta que “passaram ainda pelo Porto de Leixões quase 35.000 tripulantes” de navios de cruzeiros.

Porto Leixões prevê ano recorde

“Se as previsões se mantiverem, o Porto de Leixões poderá mais uma vez atingir um valor recorde no final de 2024, quer no número de escalas ao porto quer no número de passageiros que nos visitam”, prevê a Administração.

O Porto de Leixões tem confirmadas, até final do ano, 162 escalas e um número de passageiros que deverá ultrapassar os 150 mil e cerca de 70 mil tripulantes.

Para mais notícias clique: Empresas e Negócios

Para aceder ao site da APDL clique aqui.

 

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -spot_img