spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Crescimento de Cabo Verde na Nortravel prova adaptação a uma nova realidade – Nuno Aleixo

A subida de Cabo Verde à liderança dos destinos mais vendidos pela Nortravel, um operador conhecido pela programação de circuitos, testemunha a adaptação da empresa a uma mudança na forma de viajar dos portugueses, de acordo com o seu director-geral.

Apesar de Cabo Verde ser muito procurado para férias na praia, o destino tem uma oferta cultural rica e o operador turístico está a investir em circuitos que exploram essa vertente, frisou Nuno Aleixo.

A nível da programação de circuitos europeus, o Grupo Ávoris, do qual faz parte a Nortravel, lançou este ano em Portugal a sua marca Special Tours. Nuno Aleixo garante que são produtos distintos e anuncia reforços de oferta para 2026.

PressTUR: Os Circuitos Europeus já atingiram os números de 2019?

Nuno Aleixo: Os Circuitos Europeus são os tradicionais, os que nos caracterizam e identificam perante o mercado. Temos vindo a reforçar, mas ainda não chegámos aos números de 2019 a nível de Circuitos Europeus. Dificilmente chegaremos, porque o mercado mudou, a forma de viajar mudou com a proliferação de voos de Lisboa e do Porto para vários destinos. Tudo isto faz com que muitas pessoas já não façam viagens multidestinos. Fazem apenas um destino. Vão um fim-de-semana a um destino e noutro fim-de-semana vão a outro. Mudou e a Nortravel adaptou-se a esta nova realidade.

PressTUR: Começou a investir noutros destinos…

Nuno Aleixo: Sim, Cabo Verde é um exemplo disso.

PressTUR: Mas fazem circuitos em Cabo Verde…

Nortravel: Sim, temos um circuito que sai de 15 em 15 dias que faz São Vicente, Santo Antão e Santiago. Este ano sofreu bastante. Tivemos dois grupos na altura das chuvas em São Vicente e Santo Antão. Foi muito complexo. O hotel que usamos foi o único que ficou aberto na ilha, estávamos com um grupo precisamente lá. Ainda hoje o hotel está a ser recuperado. Mas é um circuito muito interessante. São as características da Nortravel num destino que normalmente as pessoas estão habituadas a fazer apenas praia, principalmente nas ilhas do Sal e da Boa Vista. É um circuito que fazemos com um máximo de 20 passageiros, com guia local para visitas aos pontos mais atractivos da ilha, com todas as refeições. É um produto com um grau de satisfação muito elevado. Estamos a falar de ilhas culturalmente mais fortes que Sal e Boa Vista.

PressTUR: Mesmo assim a maioria dos vossos clientes vai para as praias do Sal e da Boa Vista…

Nuno Aleixo: Sim. É o que nos permite fazer em Cabo Verde um produto ao estilo do que nos caracteriza na Europa. As viagens também são partilhas e as pessoas gostam destes grupos de 15 a 20 pessoas, em que vão todos juntos, é uma experiência fantástica. A maior parte dos clientes que vão a Cabo Verde connosco são os clientes que viajam connosco na Europa. Continuamos a ter clientes que fazem circuitos connosco há mais de 20 anos. Esperam que a Nortravel lance novos programas. Este ano tivemos cerca de dez grupos para o circuito dos Sete Emirados. É um conceito diferente. As pessoas vão ver não só a parte arquitectónica moderna daqueles destinos, mas também a sua história.

PressTUR: Como medem essa fidelização dos clientes?

Nuno Aleixo: As redes sociais dão-nos um grande dinamismo. Temos seguidores que nos dizem que acabaram de chegar da viagem tal com o guia tal, e perguntam-nos por novos programas. Quando lançamos um novo produto recomendamos que passem nas agências de viagens. É quase uma pré-venda.

PressTUR: Já venderam programas da Special Tours?

Nuno Aleixo: Sim. Lançámos a Special Tours na BTL. A Nortravel e a Special Tours são dois produtos com os mesmos destinos, mas um tem umas características, outro tem outras. Nos programas da Special Tours as pessoas têm manhãs ou tardes livres, que permitem passeios opcionais, enquanto nos Circuitos Exclusivos da Nortravel têm o tempo todo ocupado. Num circuito de oito dias da Nortravel, normalmente, temos 13 refeições incluídas, enquanto na Special Tours são quatro ou cinco. Os circuitos da Nortravel têm um guia em português e é o mesmo grupo do primeiro ao oitavo dia, enquanto nos programas da Special Tours vão entrando e saindo passageiros. É para atingir dois públicos diferentes.

PressTUR: Conseguiram vender circuitos Special Tours em Portugal este ano?

Nuno Aleixo: Começámos este ano. Para o próximo ano, vamos reforçar um pouco mais a posição, com alguns allotments de companhias aéreas. Este ano vendemos algumas centenas de passageiros, mas para a quantidade de produtos da Special Tours ainda é muito pouco. Acreditamos que este produto vai continuar a crescer.

PressTUR: Em que produtos é que a Special Tours está a apostar?

Nuno Aleixo: A grande força é a Europa, com França, Itália, Reino Unido… Para Itália, por exemplo, a Nortravel tem circuitos exclusivos no pico do Verão enquanto a Special Tours tem partidas semanais, durante os 12 meses ao ano. A Special Tours consegue agregar passageiros espanhóis, da América do Sul e de Portugal, consegue agregar um maior número de passageiros para poder fazer circuitos todas as semanas.

PressTUR: A compra do grupo de agências de viagens DIT Géstion pelo grupo Ávoris teve algum impacto no negócio da Nortravel?

Nuno Aleixo: A DIT foi o grupo de agências de viagens que mais cresceu para nós, com um crescimento a dois dígitos. Há uma maior proximidade, uma comunicação mais rápida. Ainda não chegaram aos números de outros parceiros com o mesmo conceito de negócio, mas já é um volume interessante. Acima de tudo, a taxa de crescimento foi muito surpreendente.

PressTUR: Também partia de uma base mais baixa.

Nuno Aleixo: Sim, mas a percentagem de crescimento é muito elevada. Ficámos muito contentes com isso. O tratamento é igual para eles e para os outros, a única diferença é que os meios de comunicação são mais ágeis.

Voltar ao início:

Nortravel terá novos charters para Malta e Albânia no Verão – Nuno Aleixo

Nortravel reforça operações em 2026 para crescer e rentabilizar – Nuno Aleixo

Entre um Julho penoso e um Agosto forte. O Verão da Nortravel – Nuno Aleixo

Para mais notícias clique: Empresas e Negócios

Para aceder ao site da Nortravel clique aqui.

- Publicidade-
- Publicidade -