A Keytel, que se apresenta como a maior aliança de hotéis independentes do mundo, tendo em Portugal o seu 2º maior mercado, juntou mais de 100 representantes hoteleiros na sua convenção anual em Lisboa.
“A empresa está numa situação muito boa, soube aproveitar o bom momento que o sector da hotelaria está a viver”, começou por dizer Xavier Cortés, director-geral da Keytel, na abertura do evento, que decorreu esta quarta-feira no hotel Eurostars Universal Lisboa.
A empresa espanhola, detida pelo Grupo Hotusa, conta com 320 hotéis associados em Portugal, o seu segundo maior mercado depois de Espanha.
A nível global, a Keytel acrescentou este ano 520 hotéis independentes à sua rede de associados, alcançando assim um total de 3.625 unidades em 87 países.
Na área comercial, a empresa pretende apoiar os hotéis independentes a diversificar os seus canais de venda, sem afectar as reservas directas.
De acordo com Xavier Cortés, 71% das reservas da Keytel têm origem fora de Espanha, 30% correspondem a programas de fidelização, plataformas de business travel e clubes privados de venda, e 15% são para viagens corporativas.
Ainda sobre os canais de reservas, o executivo sublinhou que, a nível global, a Booking representa 12% das vendas e a Expedia, 8%, o que significa que “80% das reservas hoteleiras continuam a ser geradas através de outros canais”.
É nesses outros canais que a Keytel tem a sua mais-valia comercial, no sentido de “proporcionar diversificação de canais sem colidir com a venda directa dos hotéis”, segundo Xavier Cortés.
O executivo destacou ainda que, em Espanha, os hotéis associados da Keytel venderam este ano mais 19% que em 2023, com as receitas por quarto a subir 23% e quase um quarto (21%) das reservas ‘a chegar’ via GDS.
Xavier Cortés destacou ainda que a proposta da Keytel para os hotéis independentes é prestar apoio e serviços em todas as áreas, incluindo comercialização e vendas, estratégia digital, soluções tecnológicas, formação, sustentabilidade, marketing e comunicação, gestão de custos, entre outras áreas.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da Keytel clique aqui.