A plataforma de dados de combustível de aviação sustentável (SAF), Chooose, integrou a plataforma de emissões IATA CO2 Connect.
A IATA e a Chooose acordaram a integração dos dados de emissões do IATA CO2 Connect na plataforma da Chooose, permitindo maior acesso por parte do mercado aos dados de emissões desta plataforma da IATA.
Com este acordo, as companhias que gerem os programas de SAF através do Chooose vão poder fornecer dados do IATA CO2 Connect, com base em informações de operações de mais de 70 companhias, e em conformidade com as normas IATA RP 1726 e ISO 14083, directamente aos seus clientes.
Mais de 30 companhias aéreas parceiras em todo o mundo têm agora a possibilidade de incorporar as informações de emissões do IATA CO2 Connect nos seus cálculos de emissões. Esta plataforma permite estimativas específicas para cada voo, com base em dados referentes a performance de aeronavesm tendo em conta as reduções relacionadas com a utilização de SAF.
Joseph Beaudin, CEO da Chooose, foi citado em comunicado afirmando que “a incorporação do IATA CO2 Connect oferece aos nossos parceiros acesso a um conjunto de dados IATA que vai melhorarando continuamente à medida que mais companhias aéreas reportam entradas operacionais e utilização de SAF”.
O comunicado da IATA sublinha que um estudo da associação, em Abril de 2024, indicava que 40% dos viajantes, particularmente de viagens em negócios, verificam regularmente as suas emissões.
Veja também: Saiba como compensar a pegada de carbono nos voos da TAP
Saiba mais no site da IATA.





