A secretária de Turismo do Estado do Maranhão, Socorro Araújo, prevê que a chegada da Vila Galé a São Luís terá um efeito de aproximação entre Portugal e o Maranhão, um estado que, actualmente, recebe mais franceses que portugueses.
“Nós hoje temos mais visitantes franceses do que portugueses, o que é interessante, porque o Maranhão foi fundado pelos franceses, mas a nossa colonização, a nossa força cultural é portuguesa”, sublinhou Socorro Araújo.
A governante falava ao PressTUR esta terça-feira em Lisboa, no hotel Vila Galé Ópera, num evento de apresentação do Governo do Maranhão e da Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão.
A organização deste evento em parceria com a Vila Galé teve como objectivo “fortalecer esta irmandade de Portugal – Maranhão, principalmente São Luís, que é uma ‘cidade portuguesa’, com toda uma ascendência histórica”, de acordo com Socorro Araújo.
“Estamos em busca dessa proximidade e acreditamos que, com o hotel Vila Galé, que vai ser em prédios requalificados no centro histórico, com 112 quartos, vamos conseguir ter uma proximidade muito maior”, sublinhou a secretária de Turismo.
Voos TAP Lisboa – São Luís “provavelmente no próximo ano”
Em declarações ao PressTUR, Socorro Araújo indicou que tem estado em reuniões com a TAP Air Portugal e que “provavelmente no próximo ano” já terá “voos directos entre Lisboa e São Luís”.
Actualmente, de acordo com a secretária de Turismo, a ligação com São Luís do Maranhão, a partir de Portugal, pode ser feita via São Paulo, Brasília, Salvador, Fortaleza e Belém do Pará.
Como principais atractivos para os visitantes portugueses, Socorro Araújo destaca que o Maranhão oferece uma grande diversidade, destacando a cultura, “que tem uma força muito grande”, mas também a beleza natural dos Lençóis Maranhenses e a própria cidade de São Luís do Maranhão, “que é uma cidade histórica que respira os aspectos históricos portugueses”.
Na apresentação realizada hoje em Lisboa, o Governo do Maranhão destacou vários atractivos turísticos, incluindo a capital do Estado, São Luís, que tem uma série de edifícios declarados Património Mundial pela UNESCO, o Museu a Céu Aberto de Alcântara e São José de Ribamar e Raposa.
Contudo, o principal destaque do estado é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com cerca de 155 mil hectares de dunas de areia branca pautadas por pequenos lagos. O acesso ao parque pode ser feito por Barreirinhas ou Santo Amaro, ambas a cerca de 3h30 de São Luís.
É possível visitar o vilarejo de Atins, fazer circuitos 4×4, visitar Santo Amaro para experiências como jantar nos Lençóis, ou fazer um percurso entre as duas povoações, com pernoita nas dunas, e até fazer observação de estrelas.
É nesta zona que se encontra o terceiro maior delta oceânico do mundo, o Delta das Américas, uma paisagem com cerca de 70 ilhas.
O Parque Chapada das Mesas, no Sul do Maranhão, onde há mais de uma centena de cataratas, é outro dos destaques desta apresentação, que aponta actividades de Natureza e aventura como rappel, canoagem ou trekking como as mais-valias desta região.
Ver também:
Vila Galé prevê abrir o seu primeiro hotel no Maranhão no “final de 2026” – Jorge Rebelo de Almeida
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da Vila Galé clique aqui.