A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu entre 1 e 5 de Março, na FIL, recebeu 120 compradores internacionais convidados (hosted buyers) e cerca de 63 mil visitantes, respectivamente +28% e +38% que na edição anterior.
O programa de hosted buyers, realizado em parceira com o Turismo de Portugal e a TAP, contou com a participação de 120 compradores internacionais de 25 mercados emissores, que realizaram mais de 2.000 reuniões com 235 empresas. Na edição de 2022, a BTL tinha recebido 94 hosted buyers de 18 mercados, que realizaram 1.400 reuniões com 256 empresas.
A BTL recebeu este ano cerca de 63 mil visitantes, o que corresponde a um aumento de 38% ou 17.500 visitantes face à edição do ano passado.
Em comunicado, a organização sublinha que o aumento reflecte “um crescimento de 26% nos visitantes profissionais e 59,5% no público”.
Nos primeiros dois dias do evento, a BTL abre exclusivamente para profissionais. O público geral pode visitar a feira a partir das 17h de sexta-feira e durante e o fim-de-semana.
A BTL, promovida pela Fundação AIP, juntou nesta 33ª edição mais de 1.400 expositores, que ocuparam uma área de 45.000 metros quadrados de exposição.
Entre os expositores, a organização destaca a participação recorde de 75 destinos internacionais.
Ver também:
BTL em fotos: Agências, operadores, aviação e destinos internacionais
BTL em fotos: Hotelaria e serviços
BTL em fotos: Os stands dos municípios
BTL 2023 em fotos: Regiões de Turismo
Para Dália Palma, gestora da BTL, esta edição “é sinónimo de um ano de grande optimismo para o turismo nacional”.
“Os nossos parceiros cumpriram as suas metas, criaram contactos, apresentaram ofertas, mas acima de tudo houve tempo para o diálogo e discussão de ideias, que é também uma missão da BTL”, acrescentou a gestora da feira.
Dália Palma destacou ainda a contribuição da Confederação do Turismo de Portugal e as demais Associações Sectoriais e Entidades Regionais, bem como do Turismo de Portugal e da TAP, enquanto parceiros estratégicos.





