spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Blue Air adia retoma dos voos para 10 de Outubro

A companhia aérea romena Blue Air, que suspendeu as operações esta semana por problemas financeiros, adiou a retoma dos seus voos em cerca de um mês, para 10 de Outubro.

A Blue Air “não possui actualmente os recursos necessários para pagar o combustível e outras despesas operacionais para os voos planeados a partir de 12 de Setembro”, data para a qual estava agendada a retoma dos voos (clique para ler: Blue Air cessa operações e deixa milhares de passageiros sem voos).

Um comunicado da companhia citado na imprensa internacional justifica o adiamento indicando que “nas últimas 48 horas, a direcção executiva, o conselho de administração e os accionistas da Blue Air constataram que as vendas de bilhetes foram significativamente afectadas e os processadores de pagamento bloquearam os valores arrecadados até ao momento”.

A transportadora acrescentou que todos os fornecedores de serviços essenciais à realização dos voos condicionaram a prestação desses serviços ao pagamento de dívidas pendentes, segundo o “Romania-Insider”.

A Blue Air, segundo a mesma notícia, indicou ter acumulado perdas de cerca de 130 milhões de euros devido a “proibições de voos, incerteza das muitas vagas pandémicas, aumento absolutamente súbito e extraordinário do preço do combustível, causado principalmente pela guerra na Ucrânia, e a redução de 15% no poder de compra do euro em relação ao dólar”.

A companhia acrescentou que o auxílio estatal de 300 milhões de leus (62 milhões de euros ao câmbio de hoje) em 2020 serviu apenas para cobrir as perdas sofridas devido à pandemia de covid-19.

A Blue Air suspendeu as suas operações a 6 de Setembro, depois do Estado romeno ter congelado as suas contas bancárias devido a preocupações com a dívida.

- Publicidade-
- Publicidade -