A companhia aérea romena Blue Air, que tem voos para Portugal, suspendeu todas as ligações até segunda-feira, depois do Estado romeno ter congelado as suas contas bancárias devido a preocupações com a dívida.
A Blue Air disse que o congelamento das contas a deixou incapaz de pagar os custos operacionais diários, deixando milhares de passageiros sem voos, segundo uma notícia da “Bloomberg”.
O governo romeno, por sua vez, disse que a suspensão das operações era injustificada e instou a empresa a discutir uma reestruturação da dívida.
O PressTUR consultou o website da ANA Aeroportos e verificou que está cancelada uma operação da Blue Air de ida e volta entre Bucareste e Lisboa. O voo estava previsto chegar hoje a Lisboa às 22h45 e partir para Bucareste às 23h40.
A “Bloomberg” acrescenta que o primeiro-ministro da Roménia, Nicolae Ciuca, disse que mais de 2.000 cidadãos romenos solicitaram auxílio para regressar a casa.
O ministro dos Transportes, Sorin Grindeanu, disse que a companhia aérea nacional Tarom SA será contratada para repatriar alguns viajantes.
A Blue Air recebeu em 2020 um empréstimo estatal de 300 milhões de leus (62 milhões de euros ao câmbio de hoje), que garantiu ao Estado uma participação de 75%.
Clique para ver mais: Empresas&Negócios