O programa Beta-Start está a receber candidaturas até dia 10 de Novembro para apoiar projectos que pretendam tornar o turismo mais sustentável.
O programa apoiará empreendedores e empresas que desenvolvam “serviços e produtos à volta da eficiência energética e gestão de resíduos, de forma a reduzir, por exemplo, o desperdício de recursos hídricos ou a quantidade de plástico utilizada nas estadias”, segundo um comunicado.
Também serão apoiados projectos que visem a “desmaterialização dos processos, agilizada por plataformas ou aplicações de planeamento inteligente das hospedagens, em termos de mobilidade e acessibilidade, visando a redução do impacto que a actividade turística possa ter na sustentabilidade das comunidades envolvidas”.
Serão escolhidas 20 startups para este programa desenvolvido pelo Turismo de Portugal e pela consultora de inovação colaborativa Beta-i.
O programa Beta-Start terá uma duração de três meses e contará com apoio de entidades como a Vila Galé, Brisa Adene, Sporting Clube de Portugal, Deloitte, Escolas do Turismo de Portugal, Portugal Ventures, Vodafone, Nova Turismo e Hospitalidade, Nest e outras.
O programa pretende “ajudar os empreendedores a aprimorar os seus modelos de negócio passo a passo, através da partilha de expertise de players já estabelecidos no mercado adequada aos objectivos de cada negócio e do desenvolvimento de capacidades básicas, da procura de investimento à preparação de pitches”.
Citado no comunicado, o CEO da Beta-i, Diogo Teixeira, sublinha que “é indispensável acompanhar a recuperação que estamos a testemunhar no sector turístico com as ferramentas necessárias para a promoção de sustentabilidade na hospitalidade”.
A empresa pretende fomentar a colaboração entre empresas e startups “para que ambas possam criar inovação concreta que impacte a actividade turística, ao nível de trazer ainda mais qualidade às estadias, sem perturbar as comunidades e localidades onde estas se realizam”, acrescenta Diogo Teixeira.
Para mais notícias clique: Empresas&Negócios
Para aceder ao site da Beta-i clique aqui.