As vendas efectuadas pelas agências de viagens Bestravel até ao final de Janeiro, para viagens a realizar ao longo deste ano, estão 21% acima do período homólogo de 2023, um ano recorde, revelou a empresa em conferência de imprensa.
Em Lagos, na 19ª Convenção da Bestravel, o administrador Carlos Baptista salientou que o ritmo das reservas no início deste ano está a contrariar a “apreensão” provocada pelo contexto de inflação, aumento de taxas de juro e perda de poder de compra.
“As vendas para o ano de 2024 até à data, comparando com mesmas datas no ano passado, estão com um crescimento de 21%”, enfatizou o administrador da Gecontur, empresa do Grupo Newtour, proprietária do master franchising Bestravel.
“Superámos largamente” o melhor ano de sempre
Carlos Baptista destacou que, no início do ano passado, também houve um grande crescimento face ao ano anterior, e era esperada uma quebra nos meses seguintes, mas o que aconteceu foi que “não tivemos um mês abaixo de 2022”.
A facturação das agências de viagens Bestravel no ano passado ficou 20% acima de 2022 e 17% acima de 2019, pré-pandemia, revelou o executivo. “Em 2022, a produção tinha atingido praticamente a de 2019 e este ano superámos largamente esse ano, que tinha sido o melhor de sempre”.
O desempenho “satisfaz muito” porque “atingimos este crescimento com 44 pontos de venda, menos 10 que em 2019”, salientou Carlos Baptista.
Sem revelar valores totais de facturação, o administrador destacou que duas agências de viagens da rede facturaram mais de três milhões de euros no ano passado, 13 agências tiveram receitas superiores a dois milhões de euros e sete, mais de um milhão.
Questionado sobre o impacto da inflação no aumento do volume de facturação, Carlos Baptista destacou que os preços dos programas dos operadores turísticos tiveram aumentos entre 7% e 8%, concluindo que “existe efeito da taxa de inflação, mas há crescimento efectivo de vendas”.
A nível de rentabilidade das agências de viagens Bestravel, “estamos muito satisfeitos” com o ano de 2023, comentou Carlos Baptista. Já a Gecontur, master franchising, espera alcançar “um equilíbrio” no plano financeiro a partir do próximo ano, depois de ter feito investimentos para melhorar o projecto nos dois anos pós-pandemia.
Quatro novas agências
Nuno Almeida, coordenador da rede, anunciou na mesma ocasião que a Bestravel chegará aos 48 pontos de venda este ano, com quatro novas aberturas, designadamente em Belas (Sintra), que já está em funcionamento; em Vila Real, que abre esta segunda-feira, dia 5; Alto do Lumiar, no próximo mês; e Graciosa, Açores.
As agências de viagens Bestravel estão reunidas este fim-de-semana no Hotel Vila Galé Lagos para a sua 19ª Convenção, dedicada ao tema “Transformação Customer-Centric: Da inovação no serviço à fidelização”.
O evento conta com mais de 200 participantes, incluindo representantes de 41 pontos de venda Bestravel, de operadores turísticos, companhias aéreas, bancos de camas, GDS e outros fornecedores e parceiros institucionais.
Ver também: Solférias repete liderança nas vendas das agências de viagens Bestravel em 2023
Para mais notícias clique: Empresas&Negócios
Para aceder ao site da Bestravel clique aqui.