spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Aix-en-Provence celebra Paul Cézanne com iniciativas durante todo o ano

A cidade de Aix-en-Provence, em França, celebra este ano o pintor Paul Cézanne com uma série de eventos e iniciativas para conhecer a obra do pintor e a cidade.

Marlène Mangani, do departamento de promoção de Aix-en-Provence, esteve em Lisboa esta terça-feira, num evento da Atout France, para anunciar aos agentes de viagens e operadores turísticos portugueses que a cidade vai celebrar o seu mais famoso residente com uma série de eventos.

Entre as iniciativas agendadas destaca-se a reabertura da casa de Cézanne, que esteve encerrada oito anos, e do seu atelier, que esteve fechado durante um ano e meio.

Aix-en-Provence é um município a cerca de 20 minutos do Aeroporto de Marselha, e a cerca de 1h30 de Nice, na Riviera Francesa, sendo a terceira cidade com mais monumentos de estilo barroco, apenas atrás de Paris e Versailles. A cidade é dividida em duas pela sua rua principal, separando a zona barroca da zona moderna, notando que a zona moderna data do século XVII-XVIII.

O pintor vai ser celebrado no Musée Granet, no seu atelier, o atelier des Lauves, e na sua casa de família, a Jas de Bouffan. Também é possível aderir a visitas guiadas que levam os participantes a apreciar locais com vista para as paisagens interpretadas nos quadros do artista.

O Caumont Centre d’Art, que actualmente está com uma exposição do fotógrafo Steve Mccurry, e que vai receber obras de Niki de Saint Phalle, é também outro dos pontos turísticos a visitar.

O Château La Coste é outro dos locais em destaque na cidade, com um castelo, vinha, exposições, cinco restaurantes e dois hotéis.

Numa visita a Aix-en-Provence destacam-se ainda os mercados às terças, quintas e Sábados, um agroturismo dedicado à lavanda, o vinho rosé, que é um dos ex-líbris desta região. Em relação a música, Aix-en-Provence recebe dois festivais anuais, o primeiro, na Páscoa, é dedicado à música clássica, enquanto que o segundo, em Julho, é dedicado à Ópera.

A oferta hoteleira da cidade inclui uma unidade “upscale”, oito hotéis de 5-estrelas, 12 hotéis de 4-estrelas e 19 hotéis de 3-estrelas.

Marlène Mangani sublinhou que a Ryanair e a TAP Air Portugal têm ligações entre Portugal e o Aeroporto de Marselha.

Clique para ver mais: Destinos

Para aceder ao site do Turismo de Aix-en-Provence dedicado à agenda “Cézanne 2025” clique aqui.

- Publicidade -
- Publicidade -