A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Quercus assinaram um acordo para a recolha e reciclagem de rolhas de cortiça nos hotéis.
Após a transformação das rolhas em novos produtos, o valor daí recolhido será investido na plantação de árvores, por intermédio da iniciativa Floresta Comum.
“Por cada tonelada de rolhas recolhidas na hotelaria, a Quercus compromete-se a plantar 4 mil árvores”, de acordo com um comunicado da AHP.
Citada em comunicado, a vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, sublinhou que o acordo “é mais um passo significativo que a hotelaria dá para a promoção da economia circular e sustentabilidade ambiental no sector”.
O protocolo para a reciclagem das rolhas permitirá aos hotéis contribuir para a “reflorestação do nosso país com espécies autóctones, essenciais para a preservação da biodiversidade”, acrescentou Cristina Siza Vieira.
Alexandra Azevedo, presidente da Quercus, citada na mesma nota, destacou que “as parcerias são extremamente importantes para o desenvolvimento do projecto Green Cork que já conseguiu recolher e reciclar mais de 117 milhões de rolhas de cortiça usadas e as converteu em mais de 1,55 milhões de árvores autóctones plantadas”.
“Com esta parceria, o sector do turismo participa de forma activa no aumento das taxas de reciclagem das rolhas de cortiça, e através da sua valorização pela Corticeira Amorim dando-lhes uma nova vida em produtos de valor acrescentado, sendo as receitas obtidas aplicadas na recuperação da nossa floresta autóctone”, acrescentou Alexandra Azevedo.
Para mais notícias clique: Empresas&Negócios
Clique para aceder aos sites da AHP e da Quercus.