O Chief Operations Officer da TAP, Mário Chaves, afirmou esta sexta-feira na BTL, no dia em que a companhia aérea celebra 80 anos, que está a apostar em “caminhos alternativos” para contornar os limites do Aeroporto de Lisboa e continuar a crescer.
“A TAP vive num contexto de um aeroporto sobrelotado [em Lisboa, onde tem o seu hub] e as suas possibilidades de expansão são limitadas”, frisou Mário Chaves, em declarações aos jornalistas na BTL, a decorrer na FIL, em Lisboa.
Para contornar os limites do Aeroporto Humberto Delgado e da própria companhia, que tem a frota limitada a 99 aeronaves pelo plano de reestruturação, “a TAP está a explorar caminhos alternativos para poder continuar o seu crescimento”, sublinhou o executivo.
Um exemplo destes “caminhos alternativos” que a TAP está a explorar para a crescer é a nova rota entre o Aeroporto do Porto e a cidade norte-americana de Boston, indicou Mário Chaves. A nova ligação começa a 14 de Maio, com quatro voos por semana.
Além do Porto – Boston, a TAP “tem outros sítios onde está a procurar mercado e onde possa pôr mais voos e aumentar a sua oferta”, acrescentou o Chief Operations Officer da companhia.
“A TAP tem que estar sempre com atenção àquilo que acontece nos outros mercados para se poder adaptar e, se conseguiu adaptar-se em 80 anos, vai conseguir adaptar-se nos próximos 80 anos”, sublinhou Mário Chaves.
O responsável pelas Operações da companhia aérea portuguesa destacou que o Brasil é um mercado estratégico para a TAP e “obviamente que é para manter”. Além do Brasil, “houve um crescimento nos Estados Unidos que está a dar frutos”, acrescentou Mário Chaves.
O executivo recusou responder a perguntas sobre potenciais impactos da queda do Governo na privatização da TAP e sobre os efeitos da decisão do Supremo Tribunal conhecida hoje, que poderá levar a companhia aérea a ter de pagar indemnizações a tripulantes de cabine dispensados durante a pandemia de covid-19.
“Hoje estou focado em comemorar os 80 anos de uma companhia que é uma referência de Portugal”, sublinhou Mário Chaves.
Ver também: Retoma dos voos da TAP para Porto Alegre tem “significado emocional”
Para aceder ao site da TAP clique aqui.