spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Retoma dos voos da TAP para Porto Alegre tem “significado emocional”

Há um “significado emocional” na retoma dos voos da TAP para Porto Alegre, a única ligação aérea entre o Rio Grande do Sul e a Europa, que a companhia portuguesa voltará a operar 11 meses após as cheias históricas que assolaram a região.

Os voos recomeçam no dia 1 de Abril, com três frequências semanais, às terças, quintas e Sábados, em avião Airbus A330-200.

A TAP suspendeu a sua rota entre Lisboa e Porto Alegre em Maio de 2024, devido aos estragos que as chuvas intensas provocaram no aeroporto. As cheias no Rio Grande do Sul provocaram mais de 180 mortes.

“Não foi um problema qualquer que o Rio Grande do Sul passou. Foi algo que marcou o país, uma cicatriz que ficou, um momento de muito sofrimento”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, no evento de relançamento dos voos organizado pela TAP esta quinta-feira na feira de turismo BTL, a decorrer em Lisboa até Domingo.

“A TAP é hoje um dos principais parceiros que temos no Brasil. Os níveis de conexões que temos do Brasil com a Europa devem-se fundamentalmente à TAP”, sublinhou Marcelo Freixo.

Na mesma ocasião, o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, destacou que, “no momento de maior dificuldade” que o estado enfrentou, “Portugal colocou-se imediatamente à disposição, enviou donativos e enviou uma corrente de solidariedade que permitiu que o estado pudesse reerguer-se”.

“A retoma do voo da TAP tem um significado muito importante para todos nós”, sublinhou Ronaldo Santini.

Mário Chaves, Chief Operations Officer da TAP, afirmou que “é um prazer muito grande regressar ao Rio Grande do Sul no dia 1 de Abril” e anunciou que o espumante gaúcho, um produto tradicional daquele estado brasileiro, será servido no primeiro voo.

Carlos Antunes, director da TAP para as Américas, na BTL 2025

Em declarações aos jornalistas, Carlos Antunes, director da TAP para as Américas, sublinhou que a retoma dos voos para Porto Alegre é mais do que um relançamento, pelo “significado emocional que tem para os gaúchos”.

“A chegada do voo será icónica, com o governador do estado [Eduardo Leite] a receber-nos, com o nosso CEO [Luís Rodrigues] a bordo e com um evento no Palácio Piratini, que é a residência do governador”, anunciou o executivo.

Após as cheias históricas em Maio de 2024, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, encerrou para obras e só voltou a receber voos domésticos em finais de Outubro, mais de cinco meses depois do seu encerramento. Os voos internacionais retomaram em Dezembro. Clique para ler: Aeroporto de Porto Alegre volta a receber voos internacionais a 19 de Dezembro.

“Continuamos a acreditar muito no Brasil”

A procura pelos voos Lisboa – Porto Alegre “está muito boa”, com a maioria das reservas a serem efectuadas no Brasil.

No ano passado, de Janeiro a início de Maio, quando a ligação foi suspensa, a TAP transportou 26 mil passageiros entre Lisboa e Porto Alegre, com quatro voos por semana, mais um do que está programado para este ano.

Se os voos tivessem prosseguido no ano passado, o objectivo da TAP “era chegar aos 60 mil a 70 mil passageiros”, de acordo com Carlos Antunes.

Este ano “retomamos com três voos por semana, mas a expectativa é sempre aumentar”, revelou o director da TAP para as Américas.

Carlos Antunes sublinhou ainda que os voos para Porto Alegre estão programados para dias alternados com os dias de operação da rota para Florianópolis, no estado de Santa Catarina, que faz fronteira com o Rio Grande do Sul. Os voos da TAP para Florianópolis começaram em Setembro de 2024.

“Continuamos a acreditar muito no Brasil”, sublinhou o director da TAP para as Américas. “A partir do momento em que tivermos capacidade de crescer, temos uma lista de possibilidades [de novas rotas], não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos”.

Para mais notícias clique: Empresas e Negócios

Para aceder ao site da TAP clique aqui.

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -