spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

A321XLR recebe certificação EASA

O A321XLR, modelo de aeronave da Airbus, recebeu a sua certificação por parte da Agência Europeia para a Segurança da Aviação, EASA, e deve estar pronto para entrar ao serviço a partir do final do Verão.

Esta certificação foi atribuída pela EASA aos A321XLR equipados com motores CFM Leap-1A, sendo que a certificação para os modelos equipados com motores Pratt & Whitney está marcada para mais perto do final deste ano.

Citado em comunicado, Christian Scherer, CEO da Airbus para o negócio de Aviação Comercial, salientou que “com o seu longo alcance, o A321XLR permite uma panóplia de novas rotas directas, oferecendo oportunidades de crescimento aos nossos clientes e ao público viajante”, acrescentando que “o próximo passo é preparar o avião para as suas primeiras missões comerciais com clientes em todo o mundo”.

Este modelo consome menos 30% de combustível por lugar que a geração anterior, a cerca de metade do custo dos widebodies modernos, e dispõe do conceito de cabine Airspace.

O modelo A321XLR fez o seu primeiro voo em Junho de 2022, seguido de um período de testes com três aeronaves, sendo que actualmente já conta com mais de 500 encomendas.

A companhia aérea Iberia vai ser a primeira a receber este modelo, numa configuração com 182 lugares em classe business e turística, sendo que na categoria mais elevada vai disponibilizar 14 assentos, com janela e acesso ao corredor, que se convertem em camas e contam com monitores 4k de 18 polegadas.

Veja também: Iberia vai estrear o A321XLR

Saiba mais no site da Airbus.

 

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -