Apesar da “incerteza geopolítica”, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) prevê que o sector continuará a crescer na próxima década, o que significa uma “oportunidade” para os países fortalecerem as suas economias através deste sector.
Até 2036, o sector das viagens e turismo contribuirá com 17,1 biliões de dólares para a economia global e gerará quase 89 milhões de novos empregos, de acordo com o “Economic Impact Research (EIR): Global Trends Report”, divulgado esta segunda-feira pelo WTTC.
Isto significa que o valor do contributo do turismo para a economia mundial deverá aumentar 47% em relação a 2025, ano em que o sector contribuiu com 11,6 biliões de dólares para o PIB mundial, de acordo com o mesmo estudo.
O WTTC, que representa o sector privado das viagens e turismo a nível mundial, considera que as previsões para a próxima década são uma oportunidade para os governos capitalizarem “o impulso do sector através de políticas que facilitem as viagens, apoiem a confiança empresarial e priorizem o sector das viagens e turismo como um motor económico estratégico”.
O Conselho defende que as políticas devem ser acompanhadas pelo “desenvolvimento contínuo das infra-estruturas”, para “ajudar os destinos a atrair mais visitantes, a expandir as oportunidades de emprego e a gerar prosperidade sustentável”.
Apesar da “incerteza geopolítica” e dos “desafios económicos” que continuam a moldar o panorama global, “as perspetivas a longo prazo para as viagens e turismo continuam excepcionalmente sólidas”, garante o WTTC.
“Com a procura em constante crescimento, os governos a reconhecerem cada vez mais o sector como um motor económico estratégico e a acelerar os investimentos em mercados-chave, o WTTC acredita que a próxima década representa uma oportunidade significativa para criar emprego e fortalecer as economias através do sector das viagens e turismo”.
“Numa altura em que os governos e os investidores procuram motores para o crescimento sustentável, o nosso sector continua a gerar retornos através da criação de emprego, do desenvolvimento de infra-estruturas e da prosperidade das comunidades em todo o mundo”, afirmou a presidente e CEO do WTTC, Gloria Guevara, citada num comunicado.
Espanha, um exemplo
“Espanha consolidou-se como um dos principais casos de sucesso na Europa”, de acordo com o WTTC. O contributo do turismo para o PIB de Espanha é de 15,3%. O sector gera 130 mil milhões de dólares em gastos de visitantes internacionais e representa um em cada sete empregos, de acordo com o Conselho.
O WTTC atribui “este sucesso à acção governamental contínua, incluindo 3,4 mil milhões de euros em fundos de recuperação da UE destinados à sustentabilidade do turismo, à digitalização e às infra-estruturas”. O “sucesso” também se deve a “políticas para diversificar o turismo ao longo das estações e dos destinos” e à “implementação da Estratégia de Turismo de Espanha 2030, um roteiro interinstitucional concebido para reforçar a competitividade do sector a longo prazo”.
Em Portugal, o turismo contribuiu com 36,2 mil milhões de euros para o PIB em 2025, o que significa 11,8% do valor total dos bens e serviços produzidos em Portugal nesse ano. Clique para ler: Turismo contribuiu com 36,2 mil milhões de euros para o PIB português em 2025.
O WTTC representa o sector privado das viagens e turismo a nível global. Os seus membros incluem presidentes de conselho de administração, CEOs e directores-gerais das principais empresas de viagens e turismo do mundo, incluindo hotéis, companhias aéreas, aeroportos, companhias de cruzeiros, operadores turísticos, plataformas tecnológicas e destinos.
Ver também:
Investimento em turismo superou um bilião de dólares pela primeira vez desde 2019
Europa captou um terço de todos os gastos com viagens de lazer em 2025
Para aceder ao site do WTTC clique aqui.



