O Aeroporto de Tbilisi, capital da Geórgia, vai ter a sua capacidade aumentada para 10 milhões de passageiros, entre outras remodelações previstas no acordo com a TAV Airport, que prolonga a concessão até 2031.
A TAV Airports celebrou um acordo com o Governo da Geórgia para aumentar a capacidade do Terminal para mais de 10 milhões de passageiros e prolongar a concessão do aeroporto de 2027 para o final de 2031.
A empresa do grupo ADP compromete-se em investir cerca de 150 milhões de dólares em melhorias nas infraestruturas para aumentar capacidade, eficiência e experiência do passageiro. O projecto tem conclusão prevista para 2028.
O investimento anunciado vai ser aplicado na remodelação do Terminal, que vai contar com mais 19.500 metros quadrados e o número de mangas vai duplicar para 10. Também será aplicado em 10 balcões de check-in, em 24 postos de controlo de passaporte, duas máquinas de bagagens, e na remodelação das áreas existentes.
O Aeroporto de Tbilisi recebeu 5,4 milhões de passageiros, +13,7% que em 2024, sendo que desde que a TAV Airports tem concessão do aeroporto, em 2005, o crescimento anual composto é de 12,6%.
Este aeroporto conta com operações de 63 companhias aéreas que servem 71 destinos.
A TAV Airport também opera o aeroporto de Batumi.
O primeiro-ministro do país, Irakli Kobakhidze, afirmou que “o significado da expansão do aeroporto torna-se ainda mais evidente tendo em conta que 2025 foi um ano recorde para o desenvolvimento do turismo e da aviação na Geórgia”, indicando que “no ano passado, o país recebeu 5,5 milhõess de visitas de turistas, o que é um máximo histórico”.
Serkan Kaptan, CEO da TAV Airports, indicou, citado em comunicado da TAV, que “nos últimos 20 anos, em colaboração com as partes interessadas, conseguimos desenvolver o Aeroporto de Tbilisi como um hub da região”, explicando que “o tráfego anual cresceu quase dez vezes, de 540 mil para mais de 5,4 milhões de passageiros”.
Veja também:
Recife e Congonhas são os aeroportos brasileiros mais movimentados da AENA
Saiba mais no site do aeroporto.





