O Grupo Newtour vai lançar novos serviços para agências de viagens, que incluem seguros, contabilidade e intermediação de crédito, anunciou Carlos Neves, responsável pelo Gabinete de Apoio à Gestão, Investimento e Competitividade (GAGIC) do grupo.
Fundado há um ano, o GAGIC completou “mais de 200 processos de apoio técnico a agências de viagens”, a maioria de natureza jurídica (60%), quase um terço na área dos investimentos (30%) e o restante em contabilidade e fiscalidade (10%).
Os dados foram revelados por Carlos Neves em conferência de imprensa no Funchal, na 21ª Convenção da GEA Portugal, empresa de que o Grupo Newtour detém 60% em conjunto com a PCF Consultores.
O GAGIC tem prestado apoio técnico no desenvolvimento de novas linhas de negócios, contratação de pessoal, acesso a programas de estágios e a fundos comunitários e locais. “É muito gratificante chegar ao final do ano e perceber que aquela agência recebeu um apoio de umas dezenas de milhares de euros”, frisou Carlos Neves. “É uma injeção de margem não operacional nas agências muito significativa”.
NT Serviços
Com o mesmo objectivo – apoiar as agências de viagens – Carlos Neves revelou que o Grupo Newtour está a alargar a sua oferta para estas empresas através de uma nova marca, a NT Serviços.
A primeira área desta nova divisão será a NT Seguros, que resulta de uma parceria com a SGS para disponibilizar coberturas em áreas complementares (além das viagens), incluindo acidentes de trabalho, multirriscos, responsabilidade civil, ciber-risco e saúde. Cada agência terá um gestor dedicado à sua carteira de seguros e um ponto único de contacto para sinistros, indicou Carlos Neves.
A segunda área será a NT Contabilidade, para que as agências tenham acesso a serviços especializados de contabilidade, dedicados especificamente para a actividade que desempenham.
O terceiro departamento, que deverá estar disponível no primeiro trimestre de 2026, é a intermediação de crédito, que as agências de viagens poderão fazer por duas vias: certificando-se como intermediários de crédito com apoio da Newtour; ou estabelecendo uma parceria com uma entidade certificada.
Com intermediação de crédito, Carlos Neves defende que as agências de viagens poderão aumentar a sua rentabilidade, dado que, propondo crédito, poderão manter as suas margens e, além disso, poderão receber uma remuneração da instituição credora.
“Os valores estão aí e são interessantes para o empresário”
Com o GAGIC e a NT Serviços, o Grupo Newtour pretende que as agências de viagens “tenham sucesso, aproveitem as oportunidades que existem, que as agarrem e implementem”, disse, por sua vez, Carlos Baptista, membro da Comissão Executiva da Newtour e administrador com a área da distribuição.
“No mercado português, muitas vezes falamos da parte pequenina, mensalidades, coisas sem significado, e deixamos passar estas linhas de apoio que representam uns largos milhares de euros”, frisou o administrador. “Não é preciso ser uma agência com grande dimensão ou com grande visão de futuro” para aceder aos apoios. “Os valores estão aí e são interessantes para o empresário”, acrescentou.
O Grupo Newtour opera em várias áreas, sendo a distribuição a que tem o maior peso no seu volume de negócios, com mais de 93 milhões de euros de facturação em 2024 (52% do volume de negócios do grupo), com as marcas Bestravel, GEA Portugal, GEA Brasil, TravelGEA, Newair e Turangra.
Ver também:
GEA Portugal investe em tecnologia para impulsionar a relevância das agências de viagens
Ávoris, W2M e Solférias lideram vendas das agências de viagens GEA Portugal
Eduardo Jesus destaca contributo das agências de viagens para o crescimento do turismo na Madeira
O PressTUR está no Funchal a convite da GEA Portugal





