spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Go4Travel alerta para a necessidade de manter “uma APAVT forte e interventiva”

Os desafios que as agências de viagens enfrentam, com transformações tecnológicas e crescente pressão sobre a rentabilidade, exigem que a maior associação do sector, a APAVT, que em 2026 terá nova liderança, continue a ser “forte e interventiva”, alertou João Matias, presidente da Go4Travel.

Os impactos da inteligência artificial na recolha e análise de dados, na prestação de serviços aos clientes e outros “que ainda nem conseguimos imaginar”, estão entre os grandes desafios que as agências de viagens enfrentam, sublinhou João Matias, na inauguração do evento “Summit Go4Travel”, este Sábado, 8 de Novembro, na sede da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

A actividade do sector também está a ser impactada pela adopção de práticas de sustentabilidade, enquanto se depara, ao mesmo tempo, com crescentes pressões sobre as suas margens de rentabilidade.

Para enfrentar estes e outros desafios, o presidente da Go4Travel considera “muito importante continuar a contar com uma APAVT forte e interventiva, com energia renovada para continuar a dar voz aos agentes de viagens e valorizar o contributo económico que a nossa actividade gera”.

“Numa altura em que o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, caminha para o final do seu último mandato, a Go4Travel quer aproveitar este momento para agradecer publicamente os anos de dedicação e liderança brilhante da Associação que representa o nosso sector”, afirmou João Matias.

Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT

Presente no evento, Pedro Costa Ferreira agradeceu à Go4Travel “não só a relação com a APAVT”, mas o seu contributo para “um mercado mais transparente, mais competitivo, que produz melhores empresas que depois produzem melhores números”.

Pedro Costa Ferreira também felicitou o grupo por “se manter no diálogo nesta renovação” da Associação e por “ter uma abordagem conceptual que certamente muito ajudará a definir os próximos passos da APAVT”. Clique para ler: Pedro Costa Ferreira deixará presidência da APAVT no final de 2026.

Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, também discursou na inauguração do “Summit Go4Travel”, declarando o seu “reconhecimento e agradecimento” a Pedro Costa Ferreira, destacando a sua sabedoria, experiência e capacidade de organização.

A realização do “Summit Go4Travel” na Terceira, de acordo com Berta Cabral, “representa uma oportunidade única de partilha de conhecimento, criação de sinergias e reforço de alianças estratégicas que fortalecem o turismo nacional e projectam no mundo o nome dos Açores”.

Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores

A governante sublinhou que a escolha dos Açores para a realização do evento, que juntou cerca de 250 participantes, “é também um reconhecimento da evolução e da crescente qualificação do destino”, que “nos últimos anos registou uma extraordinária transformação com uma clara aposta na qualidade, na diferenciação e na sustentabilidade”.

Prova desta valorização da oferta turística dos Açores é que “o crescimento das receitas nos Açores tem superado sistematicamente, desde 2021, o crescimento das dormidas”.

Os dados do INE recolhidos pelo PressTUR mostram que os estabelecimentos de alojamento turístico dos Açores, de Janeiro a Setembro, aumentaram os seus proveitos totais em 11,3%, alcançando os 219,3 milhões de euros, com 2,6 milhões de dormidas, mais 3,6% que há um ano.

Ver também:

NDC: implementação “dolorosa”, mas inevitável – Vasco Pinheiro, Go4Travel

“Não há nenhum algoritmo que consiga substituir” o papel das agências de viagens – João Matias, Go4Travel

O PressTUR viajou a convite da Go4Travel

Para mais notícias clique: Empresas e Negócios

- Publicidade-
- Publicidade -