spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

ACI Europe destaca crescimento do Aeroporto do Funchal em Maio

O ACI Europe, que representa mais de 600 aeroportos em 55 países, destacou o crescimento do tráfego de passageiros no Aeroporto do Funchal, na Madeira, no mês de Maio.

Numa análise aos maiores aeroportos regionais da Europa localizados em destinos turísticos populares e/ou destinos dependentes de visitas a familiares e amigos, a organização destaca que o Aeroporto do Funchal teve o 6º melhor resultado em Maio, com um crescimento de 14,9% em relação a Maio de 2024.

O ACI Europe sublinha que estes aeroportos regionais, em geral, mantiveram um bom desempenho em Maio, “apesar das restrições à implantação da capacidade das companhias aéreas terem aumentado ainda mais as pressões competitivas e resultado em variações significativas de desempenho”.

Além do Aeroporto do Funchal, a organização destaca os crescimentos dos aeroportos de Varna, na Bulgária (+40,1%), Tivat, em Montenegro (+21,9%), Cork, na Irlanda (+17,5%), Wroklaw, na Polónia (+17%), e Girona, em Espanha (+15,3%).

O ACI Europe destacou ainda aumentos de tráfego nos aeroportos regionais europeus de Cluj, na Roménia (+12,8%), Split, na Croácia (+11,5%), e Florença, em Itália (+10,5%).

Na sua análise a todos os aeroportos europeus, a organização sublinha que o tráfego de passageiros aumentou 3,4% em Maio. O crescimento foi impulsionado pelo tráfego internacional de passageiros (+4,3%), tendo o tráfego doméstico de passageiros apresentado uma ligeira redução (-0,2%).

A organização frisou que em Maio, tal como nos meses anteriores, os aeroportos fora da União Europeia (UE) cresceram mais do que a média da UE, em 6%. Em destaque, os aeroportos da Moldávia (+41,9%), Bósnia e Herzegovina (+30,5%), Geórgia (+23,4%), Israel (+17,5%) e Cazaquistão (+14,5%). Este crescimento, no entanto, abrandou nos aeroportos da Turquia (+1,8%), enquanto nos aeroportos da Rússia houve uma diminuição do volume de passageiros (-9,2%).

Os aeroportos da UE, do Espaço Económico Europeu (EEA), Suíça e Reino Unido cresceram 2,9% em Maio, com os melhores desempenhos a registarem-se nos aeroportos da parte oriental do bloco: Eslováquia (+33%), Hungria (+15,3%), Polónia (+13,7%) e Eslovénia (+13,5%), juntamente com Chipre (+10,9%).

Por outro lado, a Estónia (-6,2%), o Luxemburgo (-3,6%), a Suécia (-2%), a Suíça (-1,4%) e a Noruega (-0,4%) registaram dimunição nos volumes de passageiros.

Entre os maiores mercados da UE, os melhores resultados acontecerem em Itália (+4,4%), Espanha (+3,3%) e Reino Unido (+1,7%), enquanto a Alemanha (+0,8%) e a França (+0,7%) apresentaram um desempenho inferior.

Para mais notícias clique: Mercados

Para aceder ao site do ACI Europe clique aqui.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas Notícias