spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Cimeira da ECTAA em Macau debate oportunidades de turismo entre Europa e Ásia

A ECTAA, que junta associações europeias de agências de viagens e operadores turísticos, conclui hoje uma reunião em Macau onde debateu “oportunidades de turismo entre a Europa e a Ásia, com foco nas novas dinâmicas de mercado”.

A cimeira da ECTAA em Macau, que decorreu entre 2 e 5 de Junho, foi anunciada em Abril do ano passado e faz parte do acordo de “Destino Preferido” (clique para ler: Macau vai receber cimeira de agências e operadores europeus em 2025, como “Destino Preferido” da ECTAA / ECTAA confirma Macau como “Destino Preferido” e palco de cimeira semestral).

Com a iniciativa “Destino Preferido”, a ECTAA e o Turismo de Macau procuram aumentar a visibilidade do destino no mercado europeu ao longo deste ano, através de partilha de informação e promoções, e organização de viagens de familiarização.

A cimeira decorreu esta semana no Grand Lisboa Palace Resort e juntou líderes de agências de viagens e operadores turísticos europeus, representantes de associações europeias do sector, incluindo da portuguesa APAVT, parceiros institucionais e autoridades locais.

O evento, de acordo com um comunicado, contou com a presença de Maria Helena de Senna Fernandes, directora dos Serviços de Turismo de Macau, e Tai Kin Ip, secretário para Economia e Finanças de Macau.

“É uma grande oportunidade para Macau acolher este grupo significativo da indústria turística europeia, especialmente agora que está a emergir uma nova onda de desenvolvimento turístico”, afirmou a directora dos Serviços de Turismo de Macau, citada num comunicado.

Maria Helena de Senna Fernandes sublinhou que “as agências de viagens são parceiros-chave com os quais a Direcção dos Serviços de Turismo de Macau quer trabalhar para continuar a aumentar o fluxo de visitantes da Europa”.

Citado na mesma nota, Frank Oostdam, presidente da ECTAA, destacou que “a cooperação entre a Europa e a Ásia no sector das viagens é óbvia, mas exige uma nova abordagem baseada num melhor entendimento mútuo, produtos personalizados e colaboração concreta entre profissionais”.

“A parceria com Macau ilustra este desejo de ir além das intenções e criar ligações reais entre os mercados”, acrescentou Frank Oostdam.

Um dos momentos altos da cimeira foi o debate sobre as oportunidades de turismo entre a Europa e a Ásia, que contou a participação de Franka Gulin, da European Travel Commission, Tiago Brito, coordenador do Turismo de Portugal na China, e Nigel Wong, secretário-geral da Associação de Operadores Turísticos e Agentes de Viagens da Malásia (MATTA), entre outros.

Os participantes debateram “a ascensão do turismo independente, a procura de experiências culturais autênticas, a crescente procura de sustentabilidade e a necessidade de os destinos europeus adaptarem a sua comunicação às novas expectativas dos viajantes asiáticos”, de acordo com um comunicado.

A escolha dos temas corresponde a uma convergência de interesses. Por um lado, os destinos europeus estão interessados ​​em reconquistar o mercado chinês e, por outro, os destinos asiáticos querem diversificar a sua base de clientes e aumentar a sua visibilidade na Europa.

A cimeira também contou com uma sessão de reuniões B2B entre 30 delegados europeus e mais de 50 empresas locais.

Para aceder ao site do Turismo de Macau clique aqui.

Para aceder ao site da ECTAA clique aqui.

- Publicidade-
- Publicidade -