spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

NAV entrega sistema na Madeira que pode resultar na “revisão dos limites de vento”

A NAV Portugal entregou um sistema de detecção de ventos ao Aeroporto da Madeira cuja informação recolhida pode “suportar uma eventual revisão dos limites de vento em vigor”.

O sistema entregue pela NAV Portugal, cujo investimento está avaliado em 3,5 milhões de euros, vai recolher informação que será “analisada pelas autoridades competentes e poderá, no futuro, suportar uma eventual revisão dos limites de vento em vigor”.

Em relação a este tema, o comunicado da NAV sublinha que “actualmente, cerca de 80% das divergências motivadas pelo vento estão apenas até 3 nós acima dos limites, tornando este sistema uma ferramenta crucial para uma avaliação mais precisa e potencialmente mais favorável à operação”.

Este sistema, o MADeira Winds, Mad Winds, é composto por um radar Banda X, um sistema LIDAR e um sistema de análise de dados meteorológicos de alta precisão que opera quase em tempo real, e tem um alcance de mais de 10 quilómetros.

Este sistema permite “um conhecimento mais efetivo das condições de vento em muito curto prazo, particularmente durante as fases mais críticas do voo – aproximação, aterragem e descolagem”, indica a NAV, que particulariza que o MAD Winds tem como “objetivo principal melhorar a análise e a previsão de fenómenos meteorológicos críticos, como windshear, turbulência e microbursts, que afectam a operação do aeroporto”.

Este sistema, que é inspirado nos de aeroportos como o de Hong Kong e o de Palermo, transmite os alertas automáticos às aeronaves.

O MAD Winds vai iniciar agora o período de pré-operação, que tem a duração de um ano, durante o qual vai ser avaliado e submetido a ajustes para optimizar o seu funcionamento a este aeroporto

“Este investimento reflete o compromisso da NAV Portugal com a segurança operacional e a eficiência das operações aéreas, neste caso em particular com a Região Autónoma da Madeira, garantindo um suporte técnico robusto a controladores, pilotos e operadores aeroportuários”, afirmou Pedro Ângelo, Presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal, citado em comunicado.

Veja também: Madeira recebe pela primeira vez um navio da Explora Journeys

Consulte aqui o site da NAV.

 

- Publicidade-
- Publicidade -