Airbnb, Booking Holdings, Expedia, Trip.com despenderam 4,6 mil milhões de dólares em marketing digital no segundo trimestre, mais cerca de 400 milhões que um ano antes, segundo o portal de notícias PhocusWire.
A notícia aponta a Booking Holdings como a que mais investiu em marketing digital, com o montante de 1,9 mil milhões de dólares , que representa 32% da receita total, mas com um ‘magro’ aumento em relação ao ano passado, em que investiu 1,8 mil milhões.
O seu presidente e CEO, Glenn Fogel, citado na notícia realçou a aposta no que denomina “estratégia de marketing em media social”, na qual aumentou mais o investimento.
Fogel salientou ainda que o grupo Booking está a registar um aumento mais forte dos repetidores, afirmando que “em termos de comportamento das reservas directas, estamos satisfeitos em ver que o canal de reservas directas continua a crescer mais rapidamente que o número de dormidas adquiridas através de canais de marketing pago”.
O grupo Expedia foi o segundo que mais despendeu em marketing digital no segundo trimestre, com o montante de 1,8 mil milhões de dólares, mais 14% que um ano antes e chegou a perto de 50% da receita.
A sua responsável financeira (CFO), Julie Whalen, citada pela PhocusWire, indicou que o grupo reduziu o investimento em marketing digital na medida em que lançou o seu programa de lealdade One Key, o que penalizou a Vrbo, mas permitiu um aumento na marca e nos mercados internacionais.
A CEO Ariane Gorin anunciou, entretanto, que o grupo Expedia planeia ser “cirúrgico na identificação dos factores do comportamento de repetição e utilização de apps, enquanto ‘queima’ One Key Cash ou adopta produtos de inteligência artificial como predição de preços” e que perspectiva oportunidades de “racionalizar gastos com marketing”.
O investimento da Airbnb em marketing digital no segundo trimestre aumentou 21%, para 573 milhões de dólares, segundo anunciado pela CFO Ellie Mertz.
A executiva salientou que a principal aposta é em aumentar o desempenho e manter “eficiências extremamente elevadas”.
O grupo Trip.com foi o que menos despendeu no trimestre em marketing digital, com o montante de 390 milhões de dólares, mas com um aumento em 20% em relação ao ano passado.
A PhocusWire acrescenta que o investimento representa 22% da receita da Trip.com e que a sua aposta é proporcionar crescimento das suas agências internacionais e pôr o foco na estratégia mobile, referindo que 75% da receita da sua plataforma internacional veio do mobile, que na Ásia chega a 75%.
Veja também: ECTAA quer legislação para impedir companhias aéreas de usar dados partilhados de clientes para marketing





