A Lufthansa, que em Julho recebeu aprovação da União Europeia para entrar no capital da companhia aérea italiana ITA Airways, está a preparar uma proposta para comprar uma participação de 19,9% na TAP.
A notícia foi avançada ontem pelo jornal italiano “Corriere Della Sera” que indicava que o CEO da Lufthansa Carsten Spohr estaria de visita a Lisboa esta semana para apresentar a proposta pela TAP ao Governo português.
O jornal italiano, que cita fontes institucionais portuguesas, sublinha que a participação de 19,9% fica abaixo do limiar mínimo que desencadeia a mudança de controlo e, assim, não exige notificação do negócio a Bruxelas.
A notícia indica ainda que, nos últimos meses, decorreram outros encontros entre uma delegação alemã e membros do governo português. Esta semana em Lisboa, o CEO do Grupo Lufthansa, Carsten Spohr, terá uma reunião com o governo português para apresentar a proposta.
A proposta começará pelos 19,9%, mas o grupo pretende aumentar a participação após o relançamento da ITA Airways.
O “Corriere Della Sera” sublinha que a oferta pela TAP não deverá concretizar-se antes do 1º trimestre de 2025. O jornal acrescenta ainda que uma participação de 19,9% na TAP poderá ter um valor entre 180 e 200 milhões de euros, segundo fontes financeiras.
O Grupo Lufthansa, que inclui as companhias Swiss, Brussels, Austrian, Lufthansa e Eurowings, é o segundo maior grupo de companhias aéreas na Europa, depois da Ryanair, com quase 123 milhões de passageiros transportados em 2023.
Além da Lufthansa, o Grupo Air France-KLM e o IAG também já manifestaram interesse na privatização da TAP.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios





