O Semáforo Estatal de Monitoreo, que monitoriza 80 praias na região das Caraíbas mexicanas, que engloba o estado de Quintana Roo, indica que apenas cinco destas praias estão actualmente livres de sargaço, levantando preocupações para a Semana Santa.
Em Isla Mujeres, perto de Playa del Carmen e Cancún, as praias Norte, Centro e Sul estão actualmente livres de sargaço, bem como a praia de Chiquilá e a de Isla Contoy, a norte de Isla Mujeres. Estes dados foram divulgados pelo Semáforo Estatal de Monitoreo, citado pela publicação norte-americana do “Reportur“, que acrescenta que a situação pode piorar com o aumento da temperatura nas próximas semanas, visto que águas mais quentes promovem a proliferação deste tipo de algas.
Saiba mais sobre Isla Mujeres: Um dia na Isla Mujeres
Das 80 praias monitorizadas, 10 apresentam níveis excessivos de sargaço, 20 têm níveis abundantes, 11 nível moderado, 34 níveis baixo e as cinco referidas acima encontram-se livres deste tipo de algas.
De acordo com o Reportur, Amir Padilla, presidente da Cámara Nacional de Comercio y Turismo de Chetumal, afirmou que, apesar das campanhas de limpeza que decorreram durante os últimos fins-de-semana, a Secretaria de Marina deve agilizar a colocação das barreiras contra sargaço, e apela às autoridades responsáveis que reforcem estes trabalhos de limpeza.
O receio de Amir Padilla é que esta situação do sargaço afecte as perspectivas desta região, que incluem um mínimo de 80% de ocupação, durante o período da Semana Santa.
Veja também:
O ‘novo normal’ da Cintura de Sargaço e o possível recorde de 2023 (1/3)
O ‘novo normal’ da Cintura de Sargaço e as suas consequências (2/3)
O ‘novo normal’ da Cintura de Sargaço, a sua origem e possíveis soluções (3/3)