Portugal é um dos cinco maiores mercados para a Iberia em reservas via New Distribution Capability (NDC), com 40% das agências de viagens portuguesas a utilizarem essa ligação, revelou ao PressTUR a directora de Integração e Operações NDC da companhia.
O NDC é uma ligação XML criada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) para as companhias aéreas apresentarem conteúdo mais rico e ancillaries (produtos e serviços auxiliares) directamente às agências de viagens. O NDC foi criado para substituir o antigo padrão EDIFACT (Electronic Data Interchange for Administration, Commerce and Transport), utilizado desde a década de 1980.
Paloma Sanz de Andino revelou ao PressTUR que todos os grandes grupos de agências de viagens em Portugal estão conectados ao NDC da Iberia, “com níveis de adopção maiores ou menores” consoante o seu segmento de mercado.
“Os grupos de agências de viagens mais vocacionados para o segmento corporativo estão mais incipientes, enquanto os mais vocacionados para as viagens de lazer têm um índice de adopção muito mais elevado. E isto também acontece a nível global”, explicou a executiva.
Existem três formas de conexão ao NDC da Iberia: uma ligação directa desenvolvida pela própria agência ou grupo; integração através de um agregador, que é a forma mais utilizada; e o portal do IAG (International Airlines Group), utilizado pelas agências mais pequenas.
“As agências que escolhem implementar uma conexão directa são agências muito tecnológicas, que têm equipas de sistemas que se dedicam a integrar APIs [application programming interfaces], não só dos diferentes NDCs das companhias, mas também das low cost, dos GDS, dos hotéis, etc”, explicou Paloma Sanz de Andino.
Desta forma, as agências de viagens que fazem mais conexões directas são as grandes OTAs (agências de viagens online) e os grandes grupos de distribuição.
A vantagem das conexões directas “é que as agências podem decidir as funcionalidades que querem implementar e quando querem implementar”, indicou a responsável da Iberia pelo NDC.
O caminho mais utilizado pelas agências de viagens para chegar às ligações NDC das companhias aéreas são os agregadores, porque “num único ecrã permitem acesso a todos os NDC e aos GDS”, frisou Paloma Sanz de Andino.
A desvantagem face à conexão directa é que “as agências que utilizam agregadores dependem da sua capacidade de implementação das novidades que cada companhia aérea for desenvolvendo”.
As agências de viagens com menor capacidade de investimento recorrem ao portal do IAG para aceder ao conteúdo NDC da Iberia. “Não podíamos deixar de fora do mercado as agências mais pequenas que não podem pagar uma integração ou um agregador para obter o conteúdo NDC. O portal é um mini-agregador que hoje em dia só tem o conteúdo NDC da Iberia e da British Airways”.
Ver também: NDC permite responder mais rapidamente, destaca directora de NDC da Iberia





