O sector do turismo, que continua a crescer depois de dois anos de restrições devido à pandemia, é o quarto sector com mais reclamações na plataforma Reclamar da Deco/Proteste, com o dobro dos registos de 2021 e a TAP em destaque.
A plataforma Reclamar da Deco/Proteste registou mais 117,65% de queixas relativas ao sector do turismo durante o período de 1 de Janeiro a 27 de Dezembro de 2022 quando comparado com o ano de 2021. A plataforma registou 20.773 entradas relacionadas com este sector, sendo a TAP a empresa mais referenciada, indica a imprensa portuguesa, citando a Agência Lusa.
A companhia aérea foi alvo de mais queixas durante o período de férias, sendo estes maioritariamente relativos a atrasos, cancelamentos de voos, overbooking e perdas de bagagem.
Esta plataforma registou 280.182 contactos até 27 de Dezembro de 2022, que comparam com os 300.721 do ano de 2021.
O sector com mais reclamações foi o das comunicações electrónicas, com a MEO, a NOS e a Vodafone a serem as empresas mais mencionadas, enquanto que os problemas reportados são maioritariamente falhas na cobertura, velocidade do serviço e penalizações por mudança de fornecedor. Este sector recebeu mais 19,8% de queixas que em 2021.
Os bens de consumo, o segundo sector com mais reclamações, aumentou 57,1% para 36.971 casos, principalmente devido a bens defeituosos e garantias, inconsistência entre o produto anunciado e o real, e dificuldades nas compras online.
Com 31.985 queixas, o sector dos serviços financeiros, que cresceu 52,7% em relação a 2021, é o terceiro segmento com mais reclamações, sendo as principais causas de contacto os comissões bancárias e a dificuldade de interpretação das cláusulas contratuais.




