- Publicidade -
- Publicidade -

Aeroportos portugueses ficaram em Agosto a apenas 3% do ‘pico’ de tráfego pré-pandemia

Os aeroportos portugueses tiveram em Agosto deste ano 96,9% do total de passageiros do mês homólogo de 2019, pré-pandemia, com 95,1% em voos internacionais e com os domésticos acima dessa marca em 13,6%, de acordo com dados divulgados pela ANAC, autoridade aeronáutica portuguesa.

A informação especifica que o número de passageiros embarcados e desembarcados em aeroportos portugueses em Agosto, tradicionalmente o mês de ‘pico’ do tráfego de lazer, foi de 5,7 milhões, com 5,04 milhões em voos internacionais e 659,1 mil em domésticos.

Os voos internacionais foram, assim, o transporte de 88,4% dos passageiros em aeroportos portugueses em Agosto, que compara com 90,1% em 2019, pré-pandemia, confirmando que uma das tendências marcantes da pandemia foi para viagens mais de proximidade.

Para o conjunto dos primeiros oito meses deste ano, a informação da ANAC indica um total de 33,39 milhões de passageiros nos aeroportos portugueses, em recuperação em relação à quebra provocada pela pandemia de covid-19, mas ainda cerca de 3,6 milhões (-9,9%) abaixo do período homólogo de 2019, pré-pandemia.

Cálculos do PressTUR mostraram que essa quebra se deve quase integralmente ao decréscimo que ainda se verifica em voos internacionais, em cerca de 10,9% ou 3,6 milhões, para 29,78 milhões, enquanto os voos domésticos já quase igualaram o período homólogo pré-pandemia, com 3,6 milhões, apenas 0,4% ou cerca de 13 mil abaixo dos primeiros oito meses de 2019.

- Publicidade-
- Publicidade -