spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Voos intercontinentais acrescentaram quase 800 mil passageiros nos aeroportos de Portugal Continental

As ligações com destinos em África, na América e na Ásia somaram quase 800 mil passageiros nos aeroportos de Portugal Continental no mês de Maio, segundo dados do INE, que mostram que os voos de/para a América por si só ultrapassaram o meio milhão de embarques e desembarques.

A ‘fatia de leão’ deste total, que num passado não muito distante era dos voos de/para o Brasil, actualmente é das ligações com a América do Norte, designadamente com os Estados Unidos.

Segundo o INE, os voos de/para a América do Norte somaram 318,4 mil passageiros, com aumento anual em 16,7% ou 45,4 mil.

Essas ligações com os Estados Unidos e o Canadá representaram assim 8,5% do total de passageiros do mês e 11,7% do aumento de passageiros no mês de Maio.

O maior contributo para a subida de passageiros em Portugal em Maio foi, naturalmente, das ligações com outros países da União Europeia, que são voos de médio curso, os quais tiveram +5% de passageiros, com aumento em 152,9 mil, para 3,23 milhões, proporcionando assim 49,5% do total de passageiros do mês e 39,2% do aumento anual.

O segundo maior aumento foi em voos para outros destinos europeus não UE, com mais 79,4 mil (+6,3%, para 1,337 milhões, e seguidamente os voos domésticos, com mais 61,8 mil passageiros que há um ano (+5,6%, para 1,15 milhões).

Seguiu-se o aumento de passageiros em voos de/para a América do Norte e depois as ligações com a América do Sul, que são essencialmente ligações com o Brasil, com aumento anual de 12,4 mil passageiros (+5,6%, para 235,5 mil), e por último as ligações com a Ásia, com mais cerca de dois mil passageiros (+3,3%, para 62,5 mil).

Ver também: Lisboa concentrou 56,6% do aumento de passageiros dos aeroportos portugueses até Maio

Para mais notícias clique: Empresas e Negócios

Para aceder ao site do INE clique aqui.

- Publicidade-
- Publicidade -