As agências de viagens portuguesas, grande parte delas reunidas em Macau para o 50º Congresso da APAVT, maior associação do sector, superaram os 900 milhões de euros em vendas de voos regulares até Outubro, de acordo com os dados a que o PressTUR teve acesso.
De Janeiro a Outubro, as vendas de voos pelas agências de viagens portuguesas totalizaram 909,3 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 33,6 milhões de euros (+3,8%) em relação aos primeiros dez meses do ano passado.
Neste período, as agências portuguesas venderam 2,170 milhões de bilhetes para voos regulares, mais 2,4% que há um ano.
A informação a que o PressTUR teve acesso refere-se a vendas BSP (do inglês para Billing and Settlement Plan), o sistema da IATA para intermediação entre companhias aéreas e agências de viagens para a comercialização de voos regulares.
No mês de Outubro, as agências de viagens portuguesas registaram o maior montante mensal de vendas de voos regulares deste ano, superando os 100 milhões de euros (104,7 milhões). Foram mais 7,7% ou mais 7,4 milhões de euros que em Outubro de 2024, o segundo maior aumento mensal homólogo deste ano.
Os maiores crescimentos em relação ao ano passado ocorreram em Setembro (+9,6% ou mais 8,2 milhões de euros), em Outubro (+7,7% ou mais 7,4 milhões de euros), em Janeiro (+6,3% ou mais 5,3 milhões de euros) e em Julho (+5,7% ou mais 4,9 milhões de euros).
As agências de viagens portuguesas estão reunidas em Macau, de 2 a 4 de Dezembro, para o 50º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).
Na inauguração do evento, que conta com 1.039 participantes, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, anunciou que “os efeitos directos, indirectos e induzidos da Distribuição Turística, representaram em 2024, 7,7 mil milhões de euros, o equivalente a 3% do PIB nacional”, citando um estudo da EY, encomendado pela Associação.
O montante, de acordo com Pedro Costa Ferreira, significa “mais de sete vezes as exportações de vinho de Portugal, ou cerca de 23 vezes o Valor Acrescentado Bruto da Autoeuropa”.
O PressTUR está em Macau a convite da APAVT
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da IATA clique aqui.





