O Mercado das Viagens é um agrupamento com 18 agências focadas em produto de lazer a 90%, às quais oferece serviços com o intuito de rentabilizar os seus negócios, mas não vai ter stand na BTL deste ano.
O Mercado das Viagens trabalha directamente com a “sobejamente conhecida Optigest”, cuja tecnologia permite combinar produtos num único interface, e com o travel composite GBN, “que é outra das plataformas que nós introduzimos”, indicou Adriano Portugal, director do grupo.
Há também “um departamento que estava adormecido, que é o nosso próprio consolidador de aviação, acrescentou o director, e “um departamento de marketing totalmente gratuito para eles”, com 80% do budget de marketing virado para o digital, apesar da importância do ‘marketing de presença’.
O Mercado das Viagens trabalha directamente com a Naive Marketing, e anunciou recentemente a actriz Sara Prata como embaixadora da marca, que já teve representação do atleta olímpico Fernando Pimenta.
Carlos Silva afirmou ainda que foi feito “um re-branding à marca, em termos de cor, imagem, mudámos os porta-vouchers, as etiquetas de bagagem, os cartões de visita, as assinaturas digitais, sem mexer na identidade”.
O agrupamento promove dois momentos anuais de formação aos seus associados, a primeira depois da BTL e a segunda, no período pós-Verão.
No que diz respeito a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa, BTL, apesar de não terem stand nesta edição, em relação à participação no ano de 2025, Carlos Silva afirmou que “tivemos essa discussão na reunião de directores, vamos avaliar para o próximo ano a participação na BTL, vamos pôr à consideração da rede”, mas admite que “não é o nosso core business entrar em guerras de preço e descontos, e campanhas malucas, não é de todo”.
Nuno Pereira acrescentou que “nós achamos que só faz sentido o Mercado das Viagens ir à BTL se for com um número aceitável de balcões, porque para estar com um balcão ou uma agência, estar lá ou não estar é quase a mesma coisa”.
“Neste momento a BTL é um bocado uma feira de viagens, e não uma feira de turismo”, concluiu o administrador, dando a entender que neste momento não traz rentabilidade.
O PressTUR marcou presença na V Convenção do Mercado das Viagens a convite do agrupamento e com alojamento no Vila Galé Collection Elvas





