A Turkish Airlines vai fazer uma oferta de 275 milhões de euros por 26% ou 27% do capital da Air Europa.
O negócio será feito através de um empréstimo a converter em acções do capital social da companhia aérea, na sequência de um acordo vinculativo que as duas empresas esperam formalizar, revelou a agência de notícias espanhola EFE, citada na imprensa espanhola.
Juan José Hidalgo, presidente do Grupo Globalia, de que faz parte a Air Europa, disse à EFE que os 275 milhões de euros propostos pela Turkish Airlines, que são “mais o que a Air Europa tem em caixa”, permitirão liquidar o empréstimo estatal de 475 milhões de euros concedido pela SEPI (Sociedade Estatal de Participações Industriais) para mitigar o impacto da pandemia de covid-19.
Hidalgo sublinhou que a companhia aérea já liquidou em Maio o empréstimo da ICO, de 150 milhões de euros, e pretende fazer o mesmo com o empréstimo da SEPI.
O presidente do Grupo revelou ainda que, após concluir o negócio com a Turkish Airlines, não planeia vender mais acções da Air Europa, porque já terá “dois bons parceiros”: a Turkish Airlines, com 26% ou 27% do capital, e o IAG (detentor da Iberia, British Airways, Vueling, Aer Lingus e Level), com 20%.
Juan José Hidalgo espera que as autorizações necessárias para o negócio sejam obtidas entre Setembro e Novembro.
Ver também:
Air France-KLM desiste de comprar participação na Air Europa
Lufthansa também desiste de comprar participação na Air Europa





