A Turkish Airlines adquiriu 26% da companhia espanhola Air Europa por 275 milhões de euros, com a família Hidalgo a manter a maior quota da empresa.
A Air Europa, liderada por María José Hidalgo, companhia aérea do Grupo Globalia, fundado por Juan José Hidalgo, vai ter uma quota de 26% pertencente à Turkish Airlines, com quem chegou a acordo por 275 milhões de euros. Este acordo ainda está dependente da aprovação por parte das autoridades da concorrência.
Como o PressTUR já tinha noticiado aqui, a Turkish fez uma proposta de 275 milhões de euros para a aquisição de uma quota da Air Europa.
O presidente do Grupo Globalia indicou que o valor da venda, “mais o que a Air Europa tem em caixa” vão permitir liquidar o empréstimo estatal de 475 milhões de euros concedido pelo SEPI, Sociedade Estatal de Participações Industriais. Anteriormente, Hidalgo indicou que a companhia já tinha liquidado o empréstimo da ICO, no valor de 150 milhões de euros, em Maio deste ano.
Hidalgo também indicou que com este negócio com a Turkish já não pretende vender mais partes da companhia, justificando que já tem “dois bons parceiros”, nomeadamente a Turkish Airlines e o IAG, grupo detentor da Iberia.
Segundo o Preferente, com este negócio a família Hidalgo cumpre o seu objectivo de manter a quota maioritária da empresa, sendo que a Air Europa também tem uma quota de 20% que pertence à Iberia, que é parte do grupo IAG, juntamente com companhias como a British Airways e a Vueling.
A Air Europa tinha vindo a ser cobiçada por grupos como o da Etihad, Air France-KLM, Lufthansa e o próprio IAG.
Saiba mais no site da companhia.