spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

“Turismo é e continuará a ser uma das fileiras mais dinâmicas exportadoras da nossa economia” – Rocha de Matos

O presidente da Fundação AIP, o comendador Jorge Rocha de Matos, participou no evento da BTL que decorreu ontem, 22 de Junho, na zona exterior da FIL, enaltecendo o papel do turismo na economia de Portugal.

Jorge Rocha de Matos afirmou que o “turismo é e continuará a ser uma das fileiras mais dinâmicas exportadoras da nossa economia, como aliás atestam os bons resultados que ano após ano têm vindo a ser superados”, acrescentando que a BTL tem procurado dar o seu contributo para estes resultados.

Sublinhou o apoio do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “pela dedicação e apoio à BTL e aos empresários do sector do turismo, bem patente nas suas duas visitas à BTL 2023, onde aliás permaneceu mais de oito horas”, bem como o apoio por parte do Ministério da Economia.

Fez referência ainda à Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e às associações sectoriais, ao Turismo de Portugal, pela promoção do destino e apoio estratégico à feira, particularizando o trabalho do presidente Luís Araújo, que acaba de cessar funções.

O comendador agradeceu ainda à TAP “pelo compromisso que tem tido com a BTL, em particular com o programa Hosted Buyers”, ao Turismo da Tunísia, que foi o destino convidado na edição anterior, a Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, que foi o destino nacional convidado, e ainda ao município de Aveiro, que foi o município convidado.

Ao BPI, banco oficial da BTL, e a “todos os sponsors e parceiros que em conjunto e numa visão partilhada têm permitido construir uma BTL cada vez mais dinâmica, inovadora, qualificada e, sobretudo, alinhada com as necessidades da fileira do turismo”.

Agradeceu ainda àqueles que considera “os principais obreiros do turismo português, os empresários”, acrescentando que “o sector do turismo está de parabéns, os empresários, as organizações publico-privadas que contribuem directa ou indirectamente para estes resultados, merecem todo o nosso reconhecimento e apreço”.

Rocha de Matos acrescentou que são “muitos os desafios e oportunidades que enfrentam, nomeadamente associadas à transição digital e à sustentabilidade, e à emergência climática, a transição ecológica e energética são cada vez mais consideradas missões activas na equação da estratégia do turismo e na prossecução dos objectivos de desenvolvimento sustentável”.

“Na fundação temos orgulho, muito orgulho, em estarmos a cumprir a nossa missão e por fazermos parte desta cadeia de valor que muito contribui para a entrega dos resultados económicos tão importantes para Portugal”, indicou, prometendo que “a BTL 2024 continuará a ser o reflexo do vosso trabalho e a plataforma que permite alavancar os vossos negócios e o crescimento sustentado da fileira do turismo”.

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -