O espaço do Turismo de Portugal na 45ª Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), que começa amanhã, dia 22, será o maior de sempre, com 1.700 metros quadrados, e contará com a presença de 120 empresas, mais quatro que em 2024.
A participação portuguesa estará distribuída por dois espaços no Pavilhão 4 do recinto da IFEMA. Um dos espaços terá 880 metros quadrados para as Agências Regionais de Promoção Turística do Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores. O segundo espaço terá 764 metros quadrados para entidades e associações municipais.
No total, o Turismo de Portugal ocupará uma área na FITUR com cerca de 1.700 metros quadrados (mais 500 metros quadrados que há um ano) e contará com a presença de 120 empresas, das sete regiões de turismo do país e de entidades e associações municipais.
A FITUR 2025 decorre no recinto da IFEMA, em Madrid, de 22 a 26 de Janeiro.
Numa entrevista feita pela organização, Maria de Lurdes Vale, directora do Turismo de Portugal em Espanha, afirmou que o objectivo da participação portuguesa é “dar a conhecer Portugal, um destino que tem novidades para revelar todos os anos”.
“Mais uma vez, contaremos com um dos maiores stands da FITUR, com 120 empresas durante a semana e, no fim-de-semana, iremos surpreendê-lo com um programa muito animado de provas de diversos produtos portugueses, como doces, vinhos e outras iguarias”, sublinhou Maria de Lurdes Vale. E acrescentou: “teremos também apresentações sobre roteiros, hotéis e destinos, bem como danças e música”.
Mercado espanhol no alojamento turístico português
Dados do INE recolhidos pelo PressTUR mostram que, em número de dormidas, Espanha é o terceiro maior mercado emissor para os estabelecimentos de alojamento turístico em Portugal.
De Janeiro a Novembro de 2024, os estabelecimentos de alojamento turístico em Portugal somaram 5,123 milhões de dormidas de residentes em Espanha, o que corresponde a um crescimento de 0,7% ou 33,2 milhões de dormidas em relação ao período homólogo de 2023.
Espanha só é superada pelo Reino Unido, que soma 9,846 milhões de dormidas no alojamento turístico português até Novembro, mais 2,9% que no período homólogo de 2023, e Alemanha, com 6,058 milhões de dormidas, mais 4,1%.
Para mais notícias clique: Mercados
Para aceder ao site da FITUR clique aqui.