spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Turismo de Portugal lança plataforma para viajar pelos caminhos de Saramago

O Turismo de Portugal e a Fundação Saramago lançaram ontem oficialmente uma nova plataforma digital que convida a percorrer os itinerários descritos por José Saramago no livro “Viagem a Portugal”.

A plataforma “Viagem a Portugal Revisited”, criada por ocasião das comemorações do centenário do escritor José Saramago, foi lançada oficialmente ontem na Biblioteca Palácio Galveias.

Em comunicado, o Turismo de Portugal explica que a plataforma nasce a partir do livro “Viagem a Portugal” (1981), escrito por José Saramgo entre Outubro de 1979 e Julho de 1980, a convite do Círculo dos Leitores.

O Turismo de Portugal sublinha que o projecto “pretende motivar a leitura ou a releitura dos locais a partir da obra original e proceder a uma atualização e alargamento da viagem «saramaguiana» e dos seus cenários, mediante o confronto das representações originais com o estado atual dos locais em causa, valorizados pela revisitação efetuada por escritores contemporâneos”.

Através da plataforma “podem descobrir-se os diferentes roteiros de forma interativa e dinâmica, usando mapas 3D com a tecnologia Google Earth”.

Os 12 locais de visita identificados são Guimarães/Citânia de Briteiros, Bragança, Vila Real, Guarda/Pinhel/Cidadelhe, Coimbra, Tomar/Constância, Mafra, Setúbal, Évora/Montemor-o-Novo, Beja, Alcoutim e Lagos.

A plataforma está disponível em português, espanhol e inglês, e será divulgada pelo Turismo de Portugal em mercados estratégicos como Reino Unido, Espanha, Brasil e Estados Unidos da América.

Além da “Viagem a Portugal Revisited”, o Turismo de Portugal e a Fundação Saramago convidaram José Luis Peixoto, galardoado com o Prémio Literário José Saramago em 2001, a revisitar seis destes locais e a assumir o papel de anfitrião de cinco autores internacionais que reinterpretam os roteiros originais: Adriana Lisboa (Brasil), Ondjaki (Angola), Maaza Mengiste (EUA), Laura Restrepo (Espanha) e Leila Slimani (França).

Os autores escreveram sobre cada local, “criando textos originais que são complementados com vídeos, fotografias e roteiros atuais em diferentes «paisagens literárias» no território”.

O Turismo de Portugal salienta que o projecto está enquadrado na sua estratégia de desenvolver o Turismo Literário, “promovendo experiências inovadoras que possam comunicar o património literário da língua portuguesa, promover as visitas ao longo de todo o ano e em todo o território, através de rotas e paisagens literárias associadas a escritores e obras literárias de referência”.

Clique para ver mais: Turismo de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img