A Tivoli Hotels & Resorts e o IEFP,IP, Instituto do Emprego e Formação Profissional, vão dar formação em hotelaria através de um projecto-piloto a decorrer em Novembro e Dezembro, com o objectivo de formar 60 pessoas.
O projecto Hotel Academy Lab, através do Centro de Emprego de Loulé e do Serviço de Formação Profissional de Faro, vai ter início a 17 de Novembro no Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort.
O comunicado da Tivoli indica que o objectivo de “atrair a população activa sem qualificações especializadas e capacitá-la em áreas técnicas, nomeadamente Alimentação e Bebidas (Cozinha, Pastelaria, Restaurante e Bar) e Alojamento (Receção, Limpeza e Lavandaria)”
Os quatro percursos formativos são “Arte de bem receber – Fundamentos da Hospitalidade”, “Excelência nos Detalhes – Housekeeping profissional”, “Mestria à Mesa – Restaurante e bar”, e “Inspiração Gastronómica – Cozinha e pastelaria”.
Todos os percursos de formação têm a duração de 700 horas, excepto o “Excelência nos Detalhes – Housekeeping profissional”, que tem 525 horas.
A formação é presencial, através de formadores externos e da equipa Tivoli, com aulas teórica e práticas a decorrer no Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort, entre Novembro e Dezembro.
As inscrições podem ser feitas aqui, até 31 de Outubro.
A selecção dos participantes vai ser feita até 10 de Novembro, através de entrevista presencial, após uma primeira avaliação, e será divulgada até 12 de Novembro
O projecto aceita candidaturas de maiores de 18 anos, nacionais ou estrangeiros, sem formação técnica em hotelaria.
A directora de recursos humanos da Minor Hotels para Portugal, Carla Silva, foi citada em comunicado afirmando que “com esta acção, desenvolvida em conjunto com o IEFP,IP, pretendemos dar um novo passo para atrair novos trabalhadores. É uma oportunidade para iniciar uma carreira através da formação em contexto de trabalho, com possibilidade de integração nas nossas equipas. É uma excelente porta de entrada para integração e qualificação profissional para quem pretende enveredar pelo sector da hotelaria, incluindo os jovens que ingressam no mercado de trabalho e procuram a sua primeira experiência profissional, com formação e apoio estruturados”.
“Após o projecto-piloto, pretendemos realizar novas sessões em outras regiões do país onde as nossas unidades estão localizadas, como Lisboa ou Porto”, acrescentou Carla Silva.
Nesta primeira fase, o objectivo será formar cerca de 60 pessoas.
Veja também: Dona da Tivoli lança quatro marcas hoteleiras para chegar a novos mercados