O estúdio Zaha Hadid Architects venceu o concurso internacional para desenhar o terminal de chegadas do Aeroporto de Vilnius, na Lituânia.
As obras deverão estar concluídas no final de 2028.
O novo terminal do Aeroporto de Vilnius é considerado um desenvolvimento estratégico para o sector da aviação e para a economia da Lituânia.
“O terminal de chegadas do Aeroporto de Vilnius precisa de evoluir. Já não satisfaz as necessidades actuais nem as ambições futuras. Este terminal é a porta de entrada para a Lituânia e forma a primeira impressão de cada visitante”, afirmou o ministro dos Transportes e Comunicações da Lituânia, Eugenijus Sabutis, de acordo com o portal especializado em aviação “Internacional Airport Review”.
Simonas Bartkus, CEO da Lithuanian Airports, afirmou os principais objectivos são “a funcionalidade e uma experiência excepcional para os passageiros”.
“Estamos satisfeitos que o conceito arquitectónico vencedor reflicta estas prioridades, ao mesmo tempo que apresenta soluções originais”, acrescentou o executivo.
A proposta do estúdio Zaha Hadid Architects pretende criar um complexo para unir todos os terminais do Aeroporto de Vilnius, integrando os transportes públicos e privilegiando a circulação de peões, ciclistas e pessoas com mobilidade reduzida.
O projecto prevê recolha de água da chuva, paisagismo verde e materiais naturais, reflectindo simultaneamente motivos culturais lituanos, com padrões de losangos e triângulos para formar uma linguagem arquitectónica moderna e tradicional.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios





