A Tempestade Boris está a provocar inundações, perturbações nos transportes e cortes de electricidade em vários países da Europa Central e de Leste, tendo provocado pelo menos sete mortos.
As inundações estão a obrigar à retirada de residentes em países como a República Checa, Eslováquia, Polónia e Roménia, destaca uma notícia da Lusa citada na imprensa portuguesa (para ler no “Público” clique aqui).
A notícia sublinha que foi declarado estado de catástrofe na Baixa Áustria devido à situação extrema e sem precedentes que a região está a enfrentar.
Na região de Galati, no Leste da Roménia, os serviços de emergência encontraram cinco vítimas mortais. As autoridades locais localizaram mais dois mortos na Áustria e na Polónia.
Na Roménia, onde mais de 5.000 casas foram afectadas, as autoridades prepararam dois campos com tendas para acolher desalojados, com capacidade para 400 pessoas.
Na Áustria, a chuva provocou cortes de electricidade em várias regiões, incluindo na capital, Viena.
Na Polónia, cerca de 1.600 pessoas foram deslocadas e o número poderá aumentar.
A notícia da Lusa acrescenta que na República Checa as regiões mais atingidas são a Morávia, a Silésia e Olomouc, onde foram retiradas mais de 10.500 pessoas.
Na República Checa e na Polónia a chuva forte começou na sexta-feira e deverá prolongar-se pelos menos até hoje, segunda-feira.
A “BBC” destaca que várias dezenas de milhares de pessoas estão sem electricidade na Europa Central e de Leste devido à tempestade Boris. A estação televisiva divulgou várias imagens das regiões afectadas pela tempestade. Para ver clique aqui.
Para mais notícias clique: Destinos





