A TAP transportou em Agosto 167 mil passageiros nas suas rotas do Brasil, atingindo assim 97,1% do mês homólogo de 2019, pré-pandemia, segundo dados da autoridade aeronáutica brasileira ANAC Brasil.
A informação indica que a TAP, manteve-se em Agosto a segunda maior companhia em passageiros de voos internacionais de/para o Brasil, atrás apenas da LATAM, companhia do grupo do mesmo nome resultante da integração da TAM, tradicionalmente a líder em tráfego internacional, na chilena LAN.
Em Agosto, segundo esses dados, a LATAM transportou 233 mil passageiros em voos internacionais de/para o Brasil, ficando assim em 48,7% do que transportou pré-pandemia, abaixo, portanto, do nível médio do mercado, que, com um total de 1,43 milhões de passageiros, teve 70% do total de Agosto de 2019 (2,048 milhões).
Os dados da ANAC relativos a Agosto mostram uma tendência crescente para o tráfego se concentrar em companhias da região, em detrimento sobretudo das europeias, mas também, em alguma medida, das norte-americanas.
Depois da TAP, nº 2 do mercado de voos internacionais de/para o Brasil com uma quota de mercado de 11,6% em Agosto, apenas mais uma europeia figura no Top10, a Air França, no 10º lugar, com uma quota de 3,4%.
Seguidamente surgem a KLM, do mesmo grupo da Air France, em 12º lugar, com uma quota de 2,5%, a Lufthansa, em 13ª, com 2,3%, a British Airways, em 14º, com 2,3%, e a Swiss, do mesmo grupo da Luftahansa, em 19º, com 1,5%.
A informação da autoridade aeronáutica brasileira indica que a LATAM transportou 233 mil passageiros em voos internacionais em Agosto, seguindo-se a TAP, com 167 mil, e a completar o Top5 estiveram as brasileiras GOL, com 90 mil, e Azul, com 85 mil, e a panamiana Copa Airlines, com 83 mil.
Seguiram-se as companhias ‘vizinhas’ LAN Chile, com 80 mil, e Aerolíneas Argentinas, com 68 mil, e só depois as norte-americanas American Airlines, com 59 mil, e United Airlines, com 54 mil, e a europeia Air France, com 49 mil.