A oferta da TAP para a América do Sul representa 12% do total de lugares de avião que estará disponível este Verão, cotando-se, assim, como a 2ª companhia aérea em capacidade, aquém apenas da Iberia, com 13,4%, segundo o “Simple Flying”, que indica serem dados da Cirium.
A notícia aponta como nº 3 a LATAM, com uma quota de 11,5%, seguindo-se KLM, com 11,1%, e Air Europa, com 11%.
A notícia enfatiza que as cinco maiores asseguram cerca de metade da oferta, acrescentando que estão previstos voos de/para 16 aeroportos de dez países europeus, com destaque para Madrid, com 35% do total de lugares, ao contar com voos para aeroportos como Santa Cruz, na Bolívia, da Boliviana e da Air Europa.
O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o segundo maior hub europeu em ligações com a América do Sul, contando com 13 destinos, e segue-se Amesterdão, hub da KLM, com dez, Paris Charles de Gaulle, hub da Air France, com sete, e Londres Heathrow, hub da British Airways, com cinco.
No lado americano, o há 13 aeroportos com voos para 31 destinos na Europa, em 11 países, o primeiro dos quais o maior aeroporto do Brasil, São Paulo Guarulhos, com ligações a 12 destinos na Europa operadas por 11 companhias, a que há que somar Viracopos, Campinas, também no estado de São Paulo, que tem voos da Azul para Lisboa e terá para Paris a partir de 27 de Abril.
A notícia aponta a rota Madrid – Bogotá como a que tem mais voos, com sete voos por dia, por exemplo a 14 de Junho às 00h15 da Iberia, às 9h15 da Avianca às 12h05 da Iberia, às 13h35 da Plus Ultra, às 15h15 da Air Europa, às 16h30 da Iberia e às 17h50 da Avianca.
A notícia especifica que Madrid tem sete voos por dia para Bogotá, com um total de 440 mil lugares, seguindo-se Madrid – Buenos Aires, com 296 mil em cinco voos por dia, Madrid – Lima, com 269 mil em cinco voos por dia, Lisboa – São Paulo Guarulhos, com 236 mil em quatro voos por dia, e Madrid – São Paulo com 214 mil em três voos diários.