spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

TAP anuncia crescimento em 2024 e com melhor ocupação dos voos

A TAP anunciou hoje que o seu tráfego medido em RPK, indicador que pondera o número de passageiros pelos quilómetros voados, superou em 2024 o resultado do ano anterior, em 3,4%, e com melhoria da taxa de ocupação dos voos em 1,5 pontos percentuais.

A informação divulgada hoje pela TAP diz que a taxa de ocupação média dos voos no ano passado foi de 82,3%, melhor em 1,5 pontos percentuais que em 2023.

A TAP conseguiu melhorar a ocupação dos seus voos apesar de ter aumentado em 1,6% a capacidade disponível (medida em ASK, ou seja, lugares x quilómetros voados), porque teve um crescimento do tráfego em 3,4% (medido em RPK, ou seja, passageiros x quilómetros voados).

Desta forma, o desempenho da TAP acompanha a tendência mundial avançada pela IATA, que destaca que a venda de voos em todo o mundo está a crescer mais do que a capacidade disponibilizada. A IATA defende que esta tendência mostra como os atrasos no fabrico de aeronaves está a impedir as companhias aéreas de crescer. O caso da TAP é diferente, porque a companhia aérea está impedida de aumentar a sua frota até ao final deste ano, devido ao plano de reestruturação negociado com Bruxelas durante pandemia de covid-19. Ver também: Venda de voos cresce mais do que a oferta. “Estamos a perder oportunidades” – Willie Walsh, IATA.

O comunicado divulgado hoje pela TAP destaca que a companhia aérea transportou 16,1 milhões de passageiros no ano passado, o que corresponde a um aumento de 1,6% em relação a 2023.

A transportadora sublinha que os maiores crescimentos percentuais no número de passageiros transportados verificaram-se nas rotas da América do Norte (EUA e Canadá), que atingiram um total de 1,59 milhões de passageiros, mais 8,9% que em 2023.

“As rotas do Brasil mantiveram-se também em grande destaque”, salienta a companhia, especificando que transportou “mais de dois milhões de passageiros entre o Brasil e a Europa”, um novo recorde, com um aumento de 7,1% face a 2023.

Nas rotas de África, a TAP registou uma estagnação em baixa (-0,1%), tendo transportado 1,1 milhões de passageiros.

Entre a Madeira e o Continente, a companhia aérea portuguesa transportou 983 mil os passageiros, o que corresponde a um crescimento de 3,3% face a 2023. Nas rotas dos Açores, a TAP transportou nos seus voos em 2024 um total de 527 mil passageiros, mais 1,3% do que um ano antes.

Nas europeias, excluindo Portugal, a TAP cresceu 0,9%, com um total de 8,8 milhões de passageiros transportados.

Para mais notícias clique: Empresas e Negócios

Para aceder ao site da TAP Air Portugal clique aqui.

- Publicidade-
- Publicidade -