O Point Merge System, implementado pela NAV em Julho de 2024, reduziu os atrasos na região de Lisboa em 30%.
São 200 mil minutos de atraso poupados com este sistema, que foi lançado em Maio e implementado em Julho de 2024, com o primeiro mês a registar uma redução de 25% nos atrasos em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em Abril de 2025, a redução chegou ao 38%.
“Os resultados alcançados demonstram que é possível responder ao crescimento da procura com mais eficiência, previsibilidade e sustentabilidade. É um exemplo claro da capacidade da NAV Portugal para inovar e liderar com responsabilidade”, indicou, citado em comunicado, Pedro Ângelo, presidente do conselho de administração da NAV Portugal.
A NAV explica no comunicado que este sistema substituiu os “tradicionais padrões circulares de espera por trajectórias mais directas, previsíveis e eficientes, com descidas contínuas e velocidades optimizadas” e que “assenta numa abordagem de convergência para um único ponto (merge point), permitindo uma separação lateral e vertical dos fluxos de tráfego e melhorando a previsibilidade, a eficiência e a segurança das operações”.
Em 15 de Maio de 2025, a NAV introduziu o primeiro pacote de optimização, com foco na eficiência do consumo de combustível, e a 2 de Outubro vai introduzir o segundo pacote, que vai reforçar a gestão do espaço aéreo com novas zonas de espera de contingência e ajustes sectoriais
A NAV também está a analisar, em articulação com a ANAC, uma nova configuração de descolagens no sentido Norte, com vista à mitigação do impacto do ruído na população através de uma solução tecnicamente viável e equilibrada entre eficiência operacional e sustentabilidade ambiental
Veja também: NAV Portugal regista mais voos e menos atrasos
Saiba mais no site da NAV.